João Alves premia alunos na 1ª Olimpíada de Jogos Digitais

Educação
11/12/2013 19h44
Início > Notícias > João Alves premia alunos na 1ª Olimpíada de Jogos Digitais

Aracaju mais uma vez se destacou no cenário nacional. Desta vez, foi a educação que chegou na frente e trouxe para a capital sergipana uma importante conquista através de um projeto pioneiro no Brasil. Na tarde desta quarta-feira, 11, o prefeito João Alves Filho participou da final da 1ª Olimpíada de Jogos Digitais em Educação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação. A competição teve como foco incentivar os alunos de escolas municipais a desenvolver, de maneira divertida, o processo de aprendizagem.

Ao todo, 22 escolas de Aracaju participaram da gincana educacional. Mais de dois mil alunos do 6º ao 9º ano se organizaram em grupos para participar das olimpíadas que tinham como foco muito mais do que ensinar, mas fazer com que os estudantes aprendessem, de fato, o conteúdo passado  pelos professores e desenvolvidas nas salas de aula.

O processo ocorrido durante a gincana era totalmente digital. Através de uma parceria entre a PMA e a empresa Joy Street, de Recife, foram desenvolvidos jogos eletrônicos divertidos onde o aluno ultrapassava os níveis jogando de forma individual ou em grupo. Os melhores alunos, enfim, participaram da grande final nesta tarde.

O prefeito João Alves destacou que o projeto ajudou Aracaju a sair de uma realidade preocupante. No início deste ano, os alunos concluíam o nono ano sendo considerados analfabetos digitais. Com os estímulos dados pela Educação Municipal, foi possível ver crianças de até oito anos completamente alfabetizadas.

"Este é um processo revolucionário. Contamos com a percepção de um grupo que desenvolveu um jogo que tinha como base o aprendizado. Aos poucos estamos conseguindo tirar Aracaju de uma realidade que muito me entristecia. Os alunos estão de parabéns e no próximo ano podemos esperar ainda mais conquistas", salientou o prefeito enquanto demonstrava seu orgulho aos alunos que se reuniram na quadra de esportes do CAIC.

A secretaria de Educação, Márcia Valéria, sentiu-se entusiasmada com o resultado da implementação do projeto que usou os jogos digitais como plataforma. "Hoje todo mundo adora jogos. A Joy Street captou essa tendência e a utilizou como ferramenta de incentivo ao aprendizado. Para que pudesse jogar, os alunos tiveram que estudar. O resultado disso tudo é motivo de muita alegria, sobretudo, para a educação das crianças e jovens da nossa cidade", enfatizou Márcia Valéria.

A ferramenta utilizada foi tão atrativa que o estímulo foi dado de forma natural aos alunos. Sem perceberem, os estudantes conseguiram assimilar o conteúdo desenvolvido em sala de aula de maneira mais ágil e simples a ponto de se empenharem a participar das olimpíadas.

"Essa olimpíada é realizada totalmente online. Usamos a diversão como captador de aprendizado. Os jogos são tematizados de acordo com o que é desenvolvido nas escolas. A Joy desenvolve uma série de plataformas desde 2008. A gente já roda em redes estaduais há uns quatro ou cinco anos, mas, o produto que nós fizemos voltados para o ensino fundamental, Aracaju foi pioneiro e surpreendeu, afinal, começou em outubro e já deu esse resultado extraordinário, inclusive com relação ao número de alunos participantes", ressaltou Fred Vasconcelos, diretor executivo da Joy Street.

Cinco grupos chegaram à final das olimpíadas. Os alunos da EMEF Oviêdo Teixeira foram os grandes campeões da disputa do saber. Danilo Xavier, representante do grupo Aracajuanos, disse se orgulhar de todo o processo que passou. "Tenho certeza que essas olimpíadas vão contar muito para o meu futuro. Foi muito bom ter participado e me senti empolgado aprender mais todos os dias", alegrou-se o jovem estudante.

O professor que auxiliou o grupo vencedor, Antônio Clécio da Mota, contou que o projeto foi uma ótima forma de estímulo para os alunos. "Foi uma experiência nova para nós. Através dos jogos eles testaram seus conhecimentos e nós, professores, conseguimos nos aproximar ainda mais deles. Co um projeto como esse só podemos esperar que a educação da capital só venha a se destacar cada vez mais", frisou o professor de Ciências.

Todos os alunos que chegaram à final das olimpíadas ganharam prêmios. Do quinto ao primeiro lugar, foram distribuídos vales cultura de valores que variavam entre R$100 e R$400. Além disso, o grupo vencedor foi presenteado com celulares e com uma viagem a Recife, onde irão conhecer a sede da empresa que desenvolveu o projeto.

No próximo ano, os ganhadores do primeiro prêmio irão participar das Olimpíadas Nacionais. Para o prefeito João Alves, mais um motivo de satisfação. "Com projetos como esse, podemos já podemos esperar um futuro com muitas alegrias e desenvolvimento para a educação da nossa capital. Devo ressaltar e parabenizar o empenho dos alunos e também dos professores que tanto de esforçaram por fazer com que um sonho pudesse se tornar realidade".

Pela vontade em fazer com que a Educação alcançasse seu desenvolvimento, João Alves chegou a ser escolhido pela Fundação Xuxa Meneguel, com quem a PMA terá parceria no ano que vem, como um dos três prefeitos brasileiros indicado para o Prefeito Amigo da Criança.