Guardas municipais realizam Teste de Aptidão Física para Curso de Resgate Aquático

Guarda Municipal
12/12/2013 16h54
Início > Noticias > 57278

Nesta quinta-feira, 12, a Guarda Municipal de Aracaju deu início ao processo de seleção para o Curso de Resgate Aquático que será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. O teste de aptidão física dos candidatos será dividido em etapas, a fim de que os selecionados possam iniciar o curso ainda em janeiro. Neste primeiro momento, os inscritos tiveram que nadar 100m no tempo de um minuto em uma piscina.

De acordo com o Capitão Eduardo, que comandou a seleção nesta manhã, após passarem por essa fase os aprovados serão submetidos a um teste no mar, para só então começarem o curso. "Ainda não temos a definição exata de como será a próxima etapa, mas levaremos todos para a adaptação no mar. Desses, selecionaremos quinze guardas que passarão pela capacitação e deverão iniciar os trabalhos ainda no verão".

O capitão enfatizou ainda a importância da parceria com a GMA, que beneficiará tanto as instituições, quanto a população aracajuana. "A nossa sociedade com a Guarda é na intenção de receber uma ajuda maior, porque o nosso efetivo é pequeno e a GMA, por já ser do município, é apto a comandar a praia. Queremos juntar as duas forças para que a comunidade sinta-se mais segura no mar", completou.

O diretor adjunto da GMA, tenente Jonatas ratificou a opinião do capitão Eduardo, apontando ainda para o processo de especialização pelo qual os guardiões de Aracaju vêm passando. "A Guarda, dentro desse contexto da segurança pública, vem efetivando um processo de especialização. Já criamos a Rondac - Ronda da Capital -, o GTO - Grupamento Tático Operacional - e temos a pretensão de em um futuro próximo criar um grupamento de salvamento aquático. Obviamente, é condição para qualquer grupamento especializado a capacitação técnica profissional e nesse sentido contamos com o Corpo de Bombeiros, que já possui conhecimentos específicos nessa área", ressaltou.

A guarda municipal Keyte Matos foi uma das aprovadas na seleção e está com uma expectativa positiva para o início do trabalho. "Espero que a gente consiga ajudar o efetivo dos bombeiros e realizar o objetivo que é estar apto para o serviço. É preciso também que as pessoas se conscientizem que todo cuidado sempre é pouco, não adianta ter pessoal trabalhando e os banhistas não respeitarem as placas de perigo, não tomar conta das crianças, entre outras coisas".

Da mesma forma, o GM Jorge Luiz Lima Junior mostrou-se ansioso pela nova possibilidade. "É uma experiência nova, que irá ajudar no trabalho e na vida. Hoje em dia nossas praias estão muito vulneráveis e um dos motivos é o baixo efetivo do Corpo de Bombeiros. Iremos nos juntar aos bombeiros nessa missão que nos foi confiada".