Exposição Presépios pelo Mundo mostra origem e tradição no Espaço Mirante

Funcaju
13/12/2013 12h22
Início > Noticias > 57292

A Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) faz homenagem à tradição da montagem dos presépios por todo mundo na época natalina, com a exposição Presépios pelo Mundo. A vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, distribuiu em 30 banners sua pesquisa sobre as histórias do símbolo que representa a natividade de Jesus Cristo. A mostra, que começou no último dia 6, segue em cartaz no Espaço Mirante da Praia Formosa até dia 6 de janeiro de 2014.

A população terá a oportunidade de aprender mais sobre a montagem dos presépios por todo mundo. "A pesquisa mostra um apanhado geral sobre toda a tradição da natividade. O Natal é uma época em que as famílias montam os presépios e é uma oportunidade de aprender e conhecer sobre sua origem, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo", comenta a pesquisadora e vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

De acordo com registros históricos, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal, em 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio. Sua ideia era transmitir o significado da natividade de Jesus Cristo para os cidadãos

No século XVIII, se popularizou a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias, por toda Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. "Cada país tem sua representação estética a partir de sua identidade cultural na hora de montar seu presépio. Na exposição os visitantes podem conferir a natividade os países de vários continentes", finaliza a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

Auto de Natal

Além da exposição, no final da tarde do dia 19, a população aracajuana poderá prestigiar o Auto do Natal "Seguindo a Estrela Guia", no Espaço Mirante Praia Formosa, com direção de Tonhão. "Vamos fazer uma apresentação especial com o coral formado pelos novos talentos da Escola de Artes Valdice Teles, professores e alunos", ressaltou o diretor da unidade da SEC/Funcaju, Eugenio Enéas.