Saúde de Aracaju prestigia o 10º ENCRESE

Saúde
16/12/2013 12h35

De 16 a 17 de dezembro acontece o 10º Encontro do Conselho de Enfermagem de Sergipe (ENCRESE). A abertura do evento foi realizada na manhã de hoje no Teatro Tiradentes no Centro da Capital, reunindo profissionais da saúde, além de especialistas em Direito e representantes de instituições como a Secretaria da Saúde de Aracaju que, por meio da diretora de Atenção em Saúde, Leane de Carvalho, prestigiou o encontro.

O evento oferece oficinas, palestras e debates e traz como tema “Direito e Saúde: As aproximações necessárias”. Leane de Carvalho participou da mesa de abertura representando a secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, e reforçou que “a iniciativa promovida pelos Conselhos Regional e Federal de enfermagem, Coren e Cofen é de grande valor para saúde pública, sobretudo para a Prefeitura de Aracaju e Secretaria da Saúde que empregam diversos profissionais da enfermagem que prestam serviços relevantes à comunidade”.   

A presidente do Coren, Gabriella Garibalde, acrescentou que atualmente os profissionais conhecem a cada dia mais os seus direitos e deveres e os pacientes também procuram mais a justiça e diante dessa realidade o evento se propõe a um debate relevante entre Direito e Saúde. “O Encontro contribui para que possamos discutir em nível regional, estadual e estimular que todo profissional da enfermagem saiba qual é o seu papel e como pode atuar no local em que está inserido para melhorar os serviços”, disse.

O coordenador do evento e conselheiro do Coren, Marcio Barbosa da Silva, reforçou que a iniciativa reafirma não só a importância do Conselho de Enfermagem bom como os benefícios da aproximação e debate junto à classe. “A décima edição nos deixa feliz, pois o evento é uma realidade. Além de fiscalizar o exercício da profissão, o Conselho ouve as queixas e o que a enfermagem almeja. A expectativa é de que possamos atualizar os profissionais abordando temas importantes para a atuação da equipe de enfermagem. É um momento de união, de debates para traçarmos metas para o próximo ano. Nossa proposta é reforçar o direito do profissional no ambiente de trabalho, carga horária, salários, lei de exercício profissional e resoluções”, explicou.

Entre as autoridades na mesa estavam a vice-presidente do Cofen, Irene do Carmo Alves Ferreira, o diretor regional dos Correios em Sergipe, José Fernando Jasmim Reis, e representando o Reitor da Unit e a coordenação do curso de Enfermagem, professora Maria Pureza Santa Rosa.