Grupo de obesidade infanto-juvenil celebra bons resultados

Saúde
17/12/2013 12h24
Início > Notícias > Grupo de obesidade infanto-juvenil celebra bons resultados

Aula de atividades físicas e de dança com o Programa Academia da Cidade, atividades lúdicas e recreativas e entrega de presentes no Parque da Sementeira marcaram a confraternização natalina do grupo de obesidade infanto-juvenil que funciona no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca). O grupo esteve reunido nesta terça-feira, 17, para celebrar o mês de dezembro e também para integrar ainda mais as famílias de crianças assistidas, comemorando os bons resultados alcançados no tratamento contra o excesso de peso.

Com ajuda de equipes multidisciplinar do Cemca, compostas por Endocrinologista, Nutricionista, Psicóloga, Enfermeira, Psicopedagoga e Assistente Social, todos os meses cerca de 20 crianças e adolescentes são orientados sobre hábitos saudáveis que podem prevenir e combater a obesidade. Segundo Carlos Alberto Menezes, que é médico endocrinologista e idealizador da criação do grupo, a ação já existe há cerca de 10 anos e tem ajudado a resgatar pacientes de situações que são de extremo risco a saúde. 

"A obesidade hoje é apontada como fator de risco para diversas enfermidades como doenças do coração e até mesmo o surgimento do câncer, além da causa de desequilíbrio no próprio organismo. Esse grupo, que é mantido pela Secretaria da Saúde e Prefeitura de Aracaju, tem conscientizado e, por meio do trabalho constante, ajudado os jovens a, efetivamente, perderem peso, prevenirem a obesidade e terem mais saúde", explicou médico endocrinologista. 

Muitos familiares de crianças e adolescentes atendidos também elogiam o trabalho do grupo de obesidade infanto-juvenil durante a confraternização. A professora Regina Pereira Brito é um das mães que ficaram satisfeitas com o atendimento dado aos filhos. Regina Pereira conta que a filha de 13 anos Vitória Regina conseguiu vencer muitas dificuldades e reduzir medidas graças a ajuda da equipe multidisciplinar do Cemca. "Lá tivemos apoio não só de médicos como também de psicólogos que conseguiram sensibilizar para importância de se cuidar mais. Essa ajuda foi fundamental para auto estima dela e cooperação de toda a família", explicou.   

O grupo faz um acompanhamento orientando sobre a prevenção, como evitar que os fatores de risco se instalem nas crianças, bem como detectar, tratar e reduzir a quantidade de complicações recorrentes da doença. Com ajuda de nutricionista, pacientes aprendem como se alimentar da forma mais adequada. 

De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças brasileiras sofre com o sobrepeso/obesidade.