Um almoço regado a estrogonofe de frango, saladas, acompanhamentos e tortas para a sobremesa reuniu no início da tarde desta terça-feira, 17, os idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim para a confraternização natalina do Grupo Alegria de Viver, que congrega 65 idosos do bairro América e adjacências.
A confraternização teve início com a apresentação do coral, formado por idosos do grupo, que cantaram músicas natalinas e cristãs, como Noite Feliz e Oração pela Família, de padre Zezinho. Em seguida foi servido o almoço, confeccionado com a participação dos idosos e do próprio Cras, segundo informou a coordenadora da unidade, Elizabete Ribeiro.
"O objetivo do evento foi o de celebrar o Natal, a maior festa cristã, e promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, que é a missão maior do Cras e ficamos felizes porque contamos com a participação maciça dos nossos usuários. Aliás, eles são bastante atuantes nas atividades do grupo, o que fazem com muita alegria e entusiasmo", declarou Elizabete Ribeiro.
Mamãe Noel
Membro do grupo de idosos, Maria Soledade Santos personificou um dos símbolos do Natal, a Mamãe Noel. Sua função na confraternização foi o de recepcionar os convidados. "Estamos aqui para dar as boas vindas aos participantes da festa", salientou ela, não escondendo a alegria de ter sido para incorporar o papel. "Trouxe pirulitos para distribuir com meus colegas e convidados", reforçou.
Presentes
Após o almoço, todos os membros do grupo foram presenteados pelo Cras. As mulheres receberam um jogo de cama de casal e os homens uma toalha de banho. "Todos os anos fazemos um esforço para presenteá-los porque eles merecem", disse a coordenadora da unidade, informando ainda o sorteio de uma cesta natalina, contando guloseimas da época.
A festa não parou na entrega dos presentes, se estendeu por toda tarde, período em que foi realizado um baile para os idosos. Às 14h30, foi servido o lanche fornecido pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). A coordenadora de Proteção Social Básica, Meilane Alves Lima Costa.
Educandos
O Cras Enedina Bomfim celebra o Natal dos educandos assistidos pela unidade e suas famílias nesta quarta-feira, 18. Todas as crianças e adolescentes também receberão presentes.