PMA realiza formatura do Pronatec e certifica 1.275 aracajuanos

Formação para o Trabalho
18/12/2013 11h30

Sonhos multiplicados transpareciam no semblante dos alunos orgulhosos pelo êxito da sua etapa de formação. Para os 1.275 certificados entregues durante a cerimônia de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na tarde desta terça-feira, 17, realizada no auditório da CAA/SE, ficava nítida a transformação de destinos e uma nova perspectiva de vida que aguardava cada um dos egressos capacitados.

Representando o prefeito João Alves na cerimônia, a secretária municipal da Família e Assistência Social (Semfas), Selma Mesquita, fez questão de ressaltar a importância do programa para o município de Aracaju, especialmente por mudar a vida de milhares de pessoas.

"São 1275 formandos, mas esses números não ficam restritos somente a eles. No final, acaba atingindo todas as suas famílias por trazer uma chance de melhorar sua condição de renda, o que contribuiria para dirimir qualquer situação difícil ao qual eles estejam submetidos. Vim de família humilde e sei muito bem como é passar a vida tendo dificuldades e com pouco conforto. Por isso, fico imensamente feliz ao contemplar a oportunidade que vocês têm em enfrentar de forma mais segura uma chance no mercado. Parabéns a todos e o mais importante é não desistir da sua jornada", afirma Selma.

Na avaliação de Gláucia Guerra, presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Semfas, a formatura representa a consolidação do intenso trabalho desempenhado pela Fundação, que traz como missão a transformação de vidas através de ações de formação profissional ou geração de renda.

"Para o ano de 2013, a Fundat superou todas as suas expectativas e conseguiu resultados impressionantes que já começam a ganhar projeção até no cenário nacional. Em menos de um ano de atuação, a equipe Fundat intermediou o encaminhamento de mais de 13 mil pessoas em vagas de emprego no mercado local, assim como obteve a disponibilidade de oferta de 7343 matrículas em cursos profissionalizantes nas vertentes Pronatec e cursos livres. Mas esses esforços estão inseridos na meta de ação social ao qual a Fundat direciona seu trabalho, reforçando a importância da qualificação profissional como elemento fundamental para uma nova perspectiva de vida do cidadão", assevera Gláucia.

Acompanhando a solenidade, o diretor de inclusão produtiva do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Luiz Herberto Muller, elogiou o desempenho do município no desenvolvimento do Pronatec e pontuou a importância da qualificação como chave da porta de entrada para o mercado. "O Brasil é a 6ª economia do mundo, mas ainda sofre com a carência de mão-de-obra qualificada. A meta do Pronatec é ajudar no progresso de desenvolvimento de carreiras e suprir a dificuldade de profissionais especializados no mercado. Em Aracaju, o programa vem apresentando índices espetaculares e isso mostra o objetivo final ao qual o Governo Federal vem lutando para concretizar nos mais de 2046 municípios que aderem ao programa", explica.

Parceria

Atuando como executores das etapas de formação, os representantes das instituições de ensino integrantes do Sistema "S" também estavam presentes no evento, reforçando o sucesso da parceria realizada com a Prefeitura de Aracaju ao longo do ano. A diretora da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Terrestre (SEST/Senat), Danielle Queiroz, acredita que o fortalecimento do Pronatec em Aracaju será ampliado no próximo ano, em vista do bom desempenho da parceria alcançada em 2013.

"Embora o SEST/Senat ter integrado a última parceria de instituições com a Fundat, nós conseguimos desenvolver um trabalho coeso e integrado que resultou em uma atuação excepcional do Pronatec na capital. Estamos muito satisfeitos em notar como o programa tem alcançado seu principal objetivo e verificar o quanto o cidadão tem mostrado interesse e empenho em participar das formações oferecidas. Para 2014, a meta é estender o número de alunos capacitados, ainda dando a oportunidade de contemplar alguns dos egressos com a oferta de serviços adicionais de odontologia e oftalmologia", diz a diretora do SEST/Senat.

Segundo o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Paulo do Eirado, o compromisso de dignificar o trabalho formal e especializado vem se concretizando em âmbito local, justificado pelo alcance do Pronatec na população mais carente. "O fato de estarmos aqui reunidos não se direciona somente a entregar certificados, mas é conferir como essa formação implica na sua vida pessoal e na busca por um novo projeto de expectativa profissional de cada um dos egressos. A questão crucial é entender que esse foi o primeiro passo e, daqui em diante, é nunca parar e sempre ir buscando outras formas de se aprimorar na sua área de trabalho", enfatiza.

Participações

A cerimônia ainda contou com a presença do secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Walker Carvalho; do secretário Especial de Cultural (SEC), Josenito Vitale; do secretário Municipal de Juventude e Esporte ( Sejesp), Carlos Eloy; dos parlamentares Max Prejuízo e Roberto Morais; além do gerente de relações com o mercado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), José Wolney dos Anjos Filho, que representou uma das instituições parcerias da Fundat na execução de cursos do Pronatec.