O Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) da Secretaria da Saúde de Aracaju realizou atendimentos diferenciados na manhã desta quarta-feira, 18. Além das consultas com especialistas, cerca de 20 crianças e adolescentes tiveram a coleta de material para exame laboratorial que visa o diagnóstico de síndrome genética. A ação é fruto da pareceria entre a Saúde de Aracaju, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Serviço de Genética Médica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
Os pacientes beneficiados pela iniciativa são os jovens que já são acompanhados pelo geneticista do CEMCA, Emerson Santana. O médico explica que os exames são de fundamental importância para diagnosticar síndromes e distúrbios e assim poder ofertar o melhor tratamento aos pacientes.
"Este exame não é ofertado pelo SUS e serve para identificar erros inatos do metabolismo que é um grupo de doenças genéticas que pode causar na criança um atraso e até o regresso no desenvolvimento. Selecionamos pessoas que têm vários casos de familiares afetados e colhemos material para enviar ao laboratório do Serviço de Genética Médica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Até então muitas das crianças vêm sendo tratadas por meio de problemas como convulsão ou epilepsia. A partir do resultado do exame vamos diagnosticar o que cada paciente sofre e orientar a família para o tratamento adequado", explica o geneticista do CEMCA.
As mães que levaram os filhos ao geneticista elogiaram a iniciativa da Saúde de Aracaju. Os exames ofertados pelo CEMCA chegam a custar cerca de R$900 em clínicas e serviços de saúde privados. Para Luciana Simões Tavares, que é moradora de Poço Verde,"è uma ajuda muito importante. Ainda não temos certeza do diagnóstico da minha filha. Essa parceria vem em um momento importante, pois já tive que gastar muito com exames e agora, ofertados pelo SUS, ajuda muito", disse.
Elisângela Souza dos Santos, que mora em Aracaju, levou dois filhos para fazer o exame e também elogiou o atendimento do CEMCA. "Agora vou ter um diagnóstico completo, já tenho uma opinião da neurologista, mas ainda não é definido. Aqui no CEMCA os tratamentos e atendimentos, bem como a atenção da equipe são excelentes", disse.