Secretaria Municipal de Saúde promove 1º Fórum da Academia da Cidade

Saúde
18/12/2013 16h10

Criado em 2004, o programa Academia da Cidade foi regulamentado recentemente, através do decreto de nº 4497/2013, assinado pelo prefeito João Alves Filho, e, durante toda esta quarta-feira, 18, no auditório do bloco C da Universidade Tiradentes, campus Farolândia, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), professores e estagiários do programa se reuniram para discutir assuntos referentes ao cotidiano destes profissionais, proporcionando assim uma atualização do conhecimento usado no cotidiano, através das aulas ministradas por eles aos mais de 1500 alunos diários. Hoje, o programa possui 17 pólos e a partir dessa regulamentação possivelmente será ampliado por meio de concursos para professores de Educação Física.

A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, esteve no Fórum e destacou a importância do programa. "O se trata de algo que traz bem-estar ao cidadão através do cuidado com o corpo. Apesar de muito criticada ao assumir a pasta da saúde de Aracaju por não ter dispensado todo o quadro da gestão passada, entendi como técnica que sou e formada em enfermagem que era preciso apurar o olhar para saber aproveitar quem melhor se adequasse a nossa forma de administrar, sempre focada no melhor para o cidadão. A Academia da Cidade é um projeto maravilhoso e que certamente terá continuidade em 2014, possivelmente com o aumento de mais pólos, contemplando assim mais regiões de Aracaju", disse Goretti Reis.

De acordo com a coordenadora de Promoção em Saúde, Maria Antonia D'ávila a Academia da Cidade tem o respaldo de trazer benefícios à saúde da população que participa de suas atividades. "Trabalhamos muito para que o decreto que regulamenta ele fosse assinado e conseguimos. Trabalhamos para que os aracajuanos tenham qualidade de vida através de atividades físicas, o que contribui automaticamente para uma diminuição das doenças cardiovasculares, diabetes, cânceres e doenças respiratórias nas pessoas. Outra questão que nos preocupa é o aumento da obesidade na população, assim estamos empregando ações que combatem esses problemas, proporcionando bem-estar ao aluno que participa da academia da Cidade", explicou Antônia, que entregou uma placa ao homenageado do evento, um dos criadores da Academia da Cidade, o professor Antônio César Cabral de Oliveira.

O professor Antônio Cabral enfatizou que o programa foi criado por uma comissão de professores que entendiam, naquela época, que era primordial se criar um projeto que trouxesse as pessoas para a rua, transformando a vida destas através da atividade física. "Ao longo destes quase dez anos de Academia da Cidade sempre me atribuíram a criação deste programa, porém friso que não fui o único, pois contei com um grupo de professores da UFS para que a ideia fosse desenvolvida e implantada. Reitero aqui que se trata de algo feito em conjunto e que agora terá a chance de aumentar e atingir mais pessoas", enfatizou.

Segundo o outro professor do programa, Sérgio Ricardo da Silva, o Fórum foi primordial também para confraternizar com a equipe que trabalha o ano inteiro e muitas vezes não se encontra por questões de distância entre os polos. "Acho muito boa essa integração e a interação entre todos estes profissionais. Durante o Fórum trocamos nossas experiências profissionais, o que só proporciona o nosso conhecimento", revela.

Para o coordenador do programa, Olavo Cavalcante, o Fórum proporcionará aos professores e estagiários uma renovação dos conhecimentos. "Estamos aqui reunidos para qualificar ainda mais nossos professores e estagiários, dessa forma multiplicando o conhecimento que será passado durante este dia de evento para que eles multipliquem e apliquem em seus trabalhos", finalizou.