Eduardo Matos faz reunião com concursados da Sema

Meio Ambiente
18/12/2013 16h51

Nesta segunda-feira, 16, no auditório da Semfaz, ocorreu a primeira reunião com os aprovados no concurso público de analistas e técnico ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema). A reunião foi uma oportunidade para instruir os aprovados e dar a eles as boas-vindas.

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, apresentou aos concursados a estrutura administrativa da Sema e as ações realizadas durante este ano pelo órgão ambiental. "Eu tenho dito sempre que uma das grandes conquistas no ano de 2013 foi o concurso público. O preenchimento dos cargos efetivos representa a formação da memória da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju. Mas, mesmo sem compor este quadro de efetivos a cidade de Aracaju já é destaque. Semana passada Aracaju recebeu o prêmio de melhor cidade do Brasil com atrativos turísticos. Isso graças aos investimentos na área ambiental com o fechamento do lixão, a criação da Sema e a estrutura que está sendo montada" afirmou.  

O fechamento do lixão do Santa Maria; as inaugurações do Centro de Triagem no 17 de Março e do Centro de Educação Ambiental na Coroa do Meio; a criação de projetos e de leis estão entre os ganhos da Sema neste ano e que foram apresentadas.

"Uma série de leis foram criadas. A lei 4.376 de 02 de maio de 2003 criou 42 cargos de analista ambiental e 22 de técnico ambiental; a lei 4.377 de 02 de maio de 2013 criou o Fundo Municipal do Meio Ambiente; a lei 4.378 de 02 de maio de 2013 criou o Conselho Municipal do Meio Ambiente; a lei 4.452 de 31 de outubro de 2013 criou o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e de Resíduos Volumosos e a lei 4.454 de 31 de outubro de 2013 criou a Taxa de Licenciamento Ambiental - TLAM. Também foi instituído pelo decreto 4.442 de 31 de outubro de 2013 a Unidade do Parque do Poxim com mais de 200 hectares de manguezal, e uma comissão para Elaboração do Novo Código Ambiental de Aracaju", ressaltou Matos.

O secretário adjunto Cesar Gama que neste ano atuou em ações de controle ao descarte de resíduos sólidos na Capital também deu aos aprovados no concurso público da Sema as boas-vindas. "Vocês chegam no momento necessário para conter os danos ambientais em Aracaju. Aracaju se tornou um lixão a céu aberto graças as constantes deposições irregulares de lixo, inclusive de entulho da construção civil, despejados continuamente e em grande quantidade por caminhões particulares e de empresas privadas, muitos deles a serviço de grandes construtoras da cidade. Neste ano apreendemos mais de 30 caminhões. A entrada de vocês dará a municipalidade o controle total do vem ocorrendo" declarou Gama.

Os aprovados no concurso público de analistas e técnico ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju tomam posse em fevereiro de 2014.