Formatura do Pronatec motiva alunos na busca de emprego

Formação para o Trabalho
19/12/2013 14h04
Início > Notícias > Formatura do Pronatec motiva alunos na busca de emprego

Cada certificado subtendia uma história marcante. Seja por facilitar a busca do primeiro emprego, o sonho de melhorar a carreira ou a satisfação em aprender uma nova profissão, os alunos da cerimônia de cursos profissionalizantes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) - certificados no dia 17, no auditório da CAASE - não escondiam a satisfação pela conquista da formação, que consiste em elemento fundamental em uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

A oradora do evento, a aluna Manuela Passos do curso de cobrador do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), reforçou no seu discurso a importância da qualificação que trará mais segurança e motivação para quem deseja encontrar um emprego. "Muitos colegas estavam fora da sala de aula e do mercado, mas o Pronatec veio como uma luz no fim do túnel para nos dar motivação. A partir daqui, sairemos em busca do nosso caminho, mas sempre confiante e seguro do que iremos atrás", afirma.

Na opinião de Miriam Feitosa, aluna do curso de auxiliar administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), as mudanças não só incidiram na possibilidade de uma nova vaga de emprego, mas também atingiram mudanças na forma de se relacionar e comportar com os demais. "Hoje eu já consegui melhorar muito a minha postura em como me relacionar com os outros, até na forma de me comunicar também já sinto uma grande diferença após a conclusão do curso. Eu acho que o ensino não só acabou servindo para conquistar um novo emprego, mas também refletiu na minha vida pessoal de um modo geral", avalia.

Para a egressa do curso de auxiliar administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Stephany Santos, a qualificação proporcionou as ferramentas necessárias para saber como agir na função, dando a segurança ao aluno sobre o que irá encontrar no mercado. "Fica bem mais fácil achar um emprego sabendo o que nos espera lá fora, com relação ao modo de agir no cargo estudado. Eu achei o curso ótimo e estou muito satisfeita com o modo em que os professores lidavam com a gente em sala de aula", afirma.

 Projetos para 2014

Em 2013, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), setor do poder público municipal responsável pela execução de projetos de qualificação, disponibilizou a oferta de 7343 vagas de cursos inseridos no Pronatec, entre as vertentes do Pronatec do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e Pronatec Copa do MTUR (Ministério do Turismo).

A ativa participação de Aracaju na oferta de cursos do programa classificou o município na 6ª posição nacional com o maior número de matrículas do Pronatec, ficando na frente de grandes capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

A expectativa é que para o próximo ano a oferta de cursos continue em ritmo crescente de disponibilidade. Ainda mais com a previsão de 7 mil vagas já definidas para janeiro a junho de 2014, distribuídas em 2.200 vagas demandadas pelo MTUR e 5.000 vagas pelo MDS.

Novos parceiros já estão confirmados para a execução de cursos de formação inicial e continuada, como é o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS). Uma nova vertente do Pronatec também já foi pactuada para 2014 destinada à capacitação de pescadores e marisqueiros de Aracaju, através de parceria com o Ministério da Pesca e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Outro projeto de qualificação planejado para o próximo ano é a participação do município no programa Pronatec Trabalhador, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em que será destinada obrigatoriamente uma reserva de vagas de cursos para beneficiários que recebem o Seguro Desemprego.