Órgãos discutem estrutura e efetivo para o Réveillon da Gente

Cultura
20/12/2013 13h24

Mais uma reunião para discutir a estrutura do Réveillon da Gente foi promovida pela Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) com representantes de órgãos que estarão envolvidos diretamente na realização da festa. O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira, 19, na sala de reunião do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. "Estamos procurando fazer uma festa bonita para o povo e a cooperação de todos aqui é essencial para que isso aconteça", disse o secretário o secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho).

Na oportunidade, foi solicitado que cada órgão informasse qual efetivo estará disponibilizando para garantir que a festa aconteça com segurança e tranqüilidade. "Precisamos saber qual a demanda de cada órgão, em termos da estrutura que vai precisar e também o quantitativo de pessoal, para que possamos atender às solicitações e os trabalhos sejam realizados sem problemas", informou. Também foi discutido onde será montado o estande dos órgãos que necessitam de estrutura física na área do réveillon.

De acordo com o capitão J. Luiz, diretor de trânsito da SMTT, cerca de 115 agentes estarão trabalhando na área já a partir das 13h do dia 31, quando será fechado o trânsito na passarela do Caranguejo. "Contaremos também com homens da CPRV e CPTran. Serão cerca de 150 homens trabalhando na organização do trânsito", informou ele, acrescentando que na avenida Beira Mar, a partir da meia-noite até às 4h do dia 1º, o trânsito na duas vias estarão com sentido Atalaia-Centro.

Já a Polícia Militar contará com um efetivo de cerca de 330 homens para garantir a segurança de quem for curtir o Réveillon da Gente. A Guarda Municipal também estará presente, dando apoio operacional aos órgãos envolvidos na festa e suporte à população, no acesso ao terminal de ônibus da Atalaia.

Durante a reunião, o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Ávio Britto, informou que a partir das 14h do dia 31, equipes do órgão vão estar atuando na área da festa, com trabalho preventivo de fiscalização. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), de acordo com a vice-presidente, Selma França, estará colocando 60 fiscais para monitorar os ambulantes.

A vistoria final da estrutura dos palcos, de acordo com Elaine Santana Silva, representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/SE), será feita no dia 30 deste mês. "Acreditamos que nesta data, toda a parte estrutura já estará montada", comentou.

Saúde

O Réveillon da Gente contará com Posto de Saúde, com dois médicos, um enfermeiro e seis técnicos, mais três pessoas para a parte administrativa, além de três viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo duas de suporte avançado e uma de suporte básico.

Órgãos

A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Conselho Tutelar, CREA, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Comissão de Direitos Humanos e Secretaria de Comunicação estão envolvidos no planejamento do evento.