Com o intuito de fortalecer o banco de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe, o grupamento Ronda da Capital (Rondac) - pertencente a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) - mobilizou seus integrantes para a campanha de doação que acontece nas festas juninas e nas do final do ano, respectivamente, períodos em que um aumento na demanda e um decréscimo na oferta. Com isso, além de garantir a segurança dos aracajuanos, a GMA ajuda a salvar vidas através da doação coletiva de sangue.
Dessa forma, na última sexta-feira, 27, diversas bolsas de sangue foram coletadas. "Além do sangue, houve a doação de plaquetas tendo em vista que o Hemocentro tem uma carência muito grande desse componente específico. Também estamos mobilizando os guardiões para que sejam doadores de medula", afirma o coordenador da Rondac, Dilson Tavares.
De acordo com a coordenação do Hemocentro a doação de plaquetas é tão importante quanto à doação de sangue, pois as plaquetas coletadas ajudarão as pessoas que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer.
E em relação à doação de medula, o cadastramento também acontece no Hemocentro sendo necessário apenas o preenchimento de uma ficha com informações pessoais e a coleta de uma quantidade mínima de sangue.
Ajude a salvar vidas
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos de idade, pode doar; desde que tenha mais de 50 kg e esteja bem alimentada e descansada. Há uma necessidade por todos os tipos de sangue, principalmente o O Negativo já que pode ser transfundido em qualquer pessoa.
Você pode doar de segunda a sábado. O Hemocentro de Sergipe, que fica localizado à avenida Tancredo Neves 7701, bairro Novo Paraíso na zona oeste da capital.