Já estão abertas as matrículas na rede municipal para o ano letivo de 2014

Educação
09/01/2014 14h12

A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) abriu o período para confirmação e renovação de matrículas para o ano letivo de 2014 nas unidades de ensino da rede, que prossegue até o próximo dia 17 de janeiro. As matrículas iniciais só ocorrerão a partir de 20 de janeiro.

A coordenadora de Orientação e Inspeção Escolar, Laura Lídia Kummer Falcão, informa que a Portaria Nº 597 de 27 de dezembro de 2013, assinada pela secretária de Municipal de Educação Márcia Valéria Lira Santana, estabelece as normas para o início do ano letivo na rede municipal de ensino. Dessa forma, o período de 02 a 17 de janeiro está reservado para a confirmação e renovação de matrículas, enquanto que o período a partir de 20 de janeiro a 07 de fevereiro está destinado à matrícula inicial dos alunos.

Laura Kummer explica que a confirmação de matrícula se destina aos alunos que cursaram o ano letivo de 2013 na respectiva escola. Já a renovação da matrícula é para os alunos que desejam retomar os estudos na mesma escola, após intervalo de um ou mais períodos letivos ou etapas de estudos interrompidos.

Quanto à matrícula inicial, ela salienta que é destinada ao aluno que deseja ingressar em uma unidade de ensino na rede municipal de Aracaju, iniciando seus estudos ou que seja transferido de outra unidade.

Documentos exigidos para matrícula

A coordenadora de Orientação e Inspeção Escolar da Semed informa que a documentação exigida para as matrícula é a seguinte: Educação Infantil - cópia da Certidão de Nascimento e apresentação do original para a devida conferência; cópia do Comprovante de Saúde em que conste estar à criança em dia com a vacinação; e duas fotos 3x4.

Para a matrícula no Ensino Fundamental os documentos exigidos são cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, quando couber, e apresentação do original para a devida conferência; duas fotos 3x4; e guia de transferência original, salvo na hipótese da matrícula inicial.

Escolas que ainda estão em aula

Apesar do calendário de matrículas já se encontrar definido, Laura  Kummer chama a atenção dos pais de alunos para o fato de que algumas escolas da rede municipal de ensino se encontraram ainda cumprindo o calendário escolar de 2013, por isso, as matrículas não estão sendo efetivadas.

Ela explica que existiam 23 calendários na rede municipal de ensino, o que dificultou a Semed trabalhar com o sistema unificado de matrículas. Então, houve uma reunião com os coordenadores das escolas para se fazer uma adequação do calendário estabelecendo o período até 17 de fevereiro.

Outro problema que dificultou o calendário unificado de matrículas em toda rede foi o fato de algumas escolas terem ficado um grande período sem aulas em virtude de reformas que foram iniciadas na gestão anterior. Dessa forma, essas unidades estão sendo analisadas para se definir uma nova data para início das matrículas.

Laura Kummer explica que a unificação do calendário escolar da rede municipal de ensino tem como principais objetivos, unificá-lo ao calendário civil, bem como, não prejudicar aqueles alunos, que por exemplo, mudam de bairro e desejam no novo bairro onde passa a morar dar continuidade aos estudos sem prejuízos.

"Com o calendário unificado, esse aluno que sai de um determinado bairro para outro, mantém o mesmo calendário curricular que vinha tendo na escola onde estudava sem sofrer prejuízo algum. É beneficiado, inclusive, o aluno do 9º ano que sai da rede municipal para a estadual ou rede privada", conclui Laura Kummer.