Mais de mil pessoas estiveram nesta terça-feira, 14, na sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no Parque Governador Augusto Franco - Sementeira, e se inscreveram para concorrer a uma das 350 vagas disponíveis para venda de alimentos, bebidas e adereços durante a realização do Pré-Caju 2014. O sorteio acontece nesta sexta-feira, 17, a partir das 9h, no mesmo local da inscrição.
Foi exigido dos concorrentes o certificado do Curso de Manipulação de Alimentos e Higiene, ministrado por turmas desde abril de 2013 através da parceria entre Emsurb, Fundat e Sesi, com apoio da Vigilância Sanitária. Cerca de 1.100 pessoas foram capacitadas ao longo do ano. Um dia antes da inscrição, profissionais da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa) ministraram o curso a mais 215 ambulantes que estavam cadastrados na lista de espera.
"Desta forma demos oportunidade a mais pessoas de poderem concorrer a uma das 350 vagas oferecidas para o Pré-Caju 2014. O curso foi bastante procurado ao longo do ano, mas algumas ainda estavam na lista de espera, por isso providenciamos essa grande aula aqui na Sementeira para que elas pudessem receber os conhecimentos necessários para realizar o preparo e a venda de seus produtos de uma maneira segura", explicou Selma França, vice-presidente da Emsurb.
A conclusão do curso é condição obrigatória não só para o Pré-Caju, mas para quem comercializa bebidas e alimentos preparados em todas as festas públicas e particulares em Aracaju. Além de auxiliar na capacitação dos ambulantes, a fiscalização para garantir a segurança alimentar do consumidor é da Vigilância Sanitária. "Nosso trabalho é preventivo. Quanto mais a gente padronizar o modo de trabalho dos ambulantes, dos feirantes, melhor para a comunidade que vai fazer uso desse material que eles estão vendendo", afirmou o coordenador da Vigilância Sanitária de Aracaju, Ávio Britto.
A vendedora Maria Luciene dos Santos reconheceu a importância do curso e agora espera ser sorteada para comercializar já no Pré-Caju. "Quando a gente leva um produto saudável para as pessoas, e trabalha com higienização, a gente está atraindo mais clientes para consumir nosso produto. Aprendi muita coisa que vou colocar em prática", assegurou ela.
Curso de Manipulação de Alimentos e Higiene
Desde o dia 8 de abril de 2013, a Prefeitura Municipal de Aracaju vem realizando o Curso de Manipulação de Alimentos e Higiene. Ministrado em dois dias por instrutores do Sesi, o curso possui conteúdo montado a partir dos conhecimentos do programa Cozinha Brasil e orienta os ambulantes sobre a melhor forma de preparar e armazenar alimentos, atentando para o manuseio correto, higiênico e sem desperdícios. O curso segue as exigências da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa).