Goretti Reis cumpre compromisso com trabalhadores da Saúde de Aracaju

Saúde
14/01/2014 17h35
Início > Notícias > Goretti Reis cumpre compromisso com trabalhadores da Saúde de Aracaju

Na tarde desta terça-feira, 14, a secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis reuniu os servidores da pasta para comunicar detalhes sobre o pagamento do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica - PMAQ-AB. Participaram também do evento, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Flávia Brasileiro, o conselheiro Municipal de Saúde, Fábio Meireles, o presidente do Sindicato dos trabalhadores do Estado de Sergipe, Augusto Couto, e a diretora de Atenção à Saúde Básica, Leane Carvalho Machado.

Quando assumiu a gestão da Saúde de Aracaju, a secretária Goretti Reis anunciou entre suas propostas, a implementação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica - PMAQ-AB. Após votação na Câmara dos Vereadores, em 26 de dezembro de 2013, foi aprovado o Projeto de Lei de nº 4.481/2013, que regulamenta a aplicação do incentivo financeiro concedido pelo Ministério da Saúde, como gratificação para servidores inseridos no Programa.

Goretti Reis enalteceu a atuação dos vereadores de Aracaju em votar este projeto de lei tão importante para o sistema de saúde que vai aumentar o atendimento prestado aos cidadãos. "Friso minha gratidão, enquanto gestora pública, aos vereadores pela sensibilização e compreensão da proposta que só tem a beneficiar os nossos servidores e consequentemente a população assistida. Este foi mais um desafio que conseguimos vencer. Cumprimos com as expectativas da maioria dos integrantes das equipes Saúde da Família e de Atenção Básica que aderiram a proposta do PMAQ-AB. Nosso objetivo é aumentar ainda mais a oferta de nossos serviços, investindo nas pessoas que tanto se dedicam em trabalhar em prol da saúde do aracajuano", disse Goretti.

A partir desta terça-feira, 14, os repasses serão depositados e distribuídos de acordo com planilha de pagamento para os servidores que aderiram ao PMAQ-AB da estratégia de Saúde da Família, entre os quais: médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, assistente social, cirurgião-dentista e atendentes de consultórios odontológicos ligados ao atendimento básico de milhares de aracajuanos. 

"Os recursos poderão também ser investidos em equipamentos. Certamente teremos melhoras nos indicadores de saúde, entre elas o aumento no número de exames de lâminas, consultas, vacinação, escovação supervisionada nas escolas, aumento no número de visitas domiciliares realizadas pelos agentes que implementarão assim as ações de promoção e prevenção da saúde", frisou Goretti Reis.

As equipes que aderiram ao sistema serão avaliadas constantemente para que seus desempenhos façam parte das diretrizes apontadas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma será possível mensurar os efeitos da política de saúde, o que implicará nas decisões da política local de saúde, aumentando cada vez mais o processo de transparência do SUS, dando obviamente visibilidade aos resultados alcançados a partir do atendimento ao cidadão.

"Fazer parte do PMAQ-AB é autenticar o compromisso com o cidadão. Estas equipes receberão recursos e aumentarão seus salários da mesma forma que aumentarão suas responsabilidades. É a forma que o governo tem de colaborar com aquele profissional que leva a saúde a sério. Agradeço aos servidores que tiveram compromisso e a coragem de participar do programa, pois comprovaram que estão na luta por um SUS mais humano, focado no atendimento decente que é o que a população merece", finalizou Goretti.

Segundo o conselheiro municipal de Saúde, Fábio Meireles, o PMAQ beneficiará realmente todos os envolvidos. "Goretti se mostrou bastante técnica em sua gestão e o resultado é este pagamento aos servidores. Certamente, o PMAQ vem coroar a administração de Goretti como uma das melhores que já passaram pela Saúde de Aracaju", disse.

Opinião semelhante foi pronunciada pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Flávia Brasileiro, que enalteceu os trabalhos de Goretti perante a Saúde de Aracaju. "Ela cumpriu todos os compromissos que se propôs a lutar. Certamente, no futuro teremos o reflexo do que Goretti plantou na Saúde de Aracaju. Em sua gestão constatamos que ela colocou a técnica, a profissional da saúde que é bem a frente das questões políticas. Os anúncios sobre o pagamento do PMAQ nesta tarde marca sua atuação enquanto gestora pública", complementou Brasileiro.

De acordo com a auxiliar de enfermagem, Ítala Carla de Oliveira, o incentivo que será pago a partir do Programa vem coroar os trabalhos que ela e sua equipe (na Unidade Carlos Hardman) já vem realizando. "Observamos o PMAQ como um incentivo ao nosso trabalho. Toda forma de avaliação é ótima para que continuemos a trabalhar ainda mais, ajeitando as arestas e enaltecendo os bons trabalhos", disse.

Para a agente de saúde, Ingrid de Jesus Soares, será fundamental este trabalho de avaliação que todos os servidores que aderiram ao PMAQ. "Não vejo apenas pela questão do dinheiro que vamos receber pelos nossos serviços. Vejo o PMAQ mais como uma forma de melhorarmos nossas ações perante as pessoas atendidas. Certamente a fiscalização vai puxar mais dos profissionais, mas isso com certeza vai nos motivar ainda mais a trabalhar de forma exemplar e sempre levando em consideração o bem estar da população", concluiu.