Comerciantes e turistas elogiam operação 'Turista Mais Seguro'

Guarda Municipal
16/01/2014 14h52
Início > Noticias > 57569

A operação Turista Mais Seguro, promovida pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Emsurb e demais órgãos de segurança, consiste em reforçar a segurança na capital nos principais pontos turísticos. A operação, que começou dia 6 de dezembro e vai até o dia 23 de janeiro, está agradando não só aos turistas, mas a toda a população aracajuana e, principalmente, aos comerciantes.

De segunda a sábado, das 6h às 18h, e aos domingos, de 6h às 12h, cerca de 20 guardas a mais estão atuando na região dos mercados Antônio Franco, Thalles Ferraz e Albano Franco, na Orlinha do bairro Industrial, terminais de integração Fernando Sávio e Manoel Aguiar, Colina do Santo Antônio e praça Olímpio Campos.

"Essa iniciativa parte das concepções do prefeito, pois uma marca registrada de João Alves é essa preocupação com a segurança", declarou o tenente Jonatas. "No fim de ano, existe uma demanda gigantesca, há um aumento significativo de turistas na capital e, também, por conta do décimo terceiro, houve aumento das compras e movimentação da economia", explicou.

 Mercados Municipais

Nos mercados municipais de Aracaju, a operação já tem dado muitos frutos positivos. "Está sendo um sucesso, já apreendemos diversas facas, entorpecentes e vários materiais com infratores e criminosos. Ontem localizamos um cidadão desaparecido, ele era usuário de drogas a família havia nos procurado", contou o guarda municipal Reis, assessor operacional.

O tenente Jonatas também está muito feliz com o andamento da operação. "A receptividade tem sido maravilhosa, não só dos turistas, mas também dos comerciantes, dos feirantes e das pessoas que estão fazendo compras", declarou. Mesma opinião do GM Reis. "Nessa época temos muitos turistas e todos nos parabenizam sempre que há a oportunidade. Sempre alguém para e fala com a gente sobre isso, os comerciantes também estão muito contentes com a Guarda Municipal, que já vem há um tempo presente e se intensificou agora com essa operação", contou.

Jomar Abud, comerciante do mercado, comentou que operação é excelente para o comércio e para o público em geral. "Aqui no mercado, por ser um centro livre, qualquer pessoa pode entrar, entram pessoas alcoolizadas, usuários de drogas, que ameaçam as pessoas, pedem dinheiro ameaçando, tudo isso atrapalha. E aqui a nossa linha de frente é a Guarda Municipal, com panfletos e com o número 153, eu já precisei, disquei e fui muito bem atendido, a Guarda Municipal veio de imediato", declarou.

Neide Santos, feirante, também está muito contente com a intensificação da segurança. "A presença dos guardas aqui é muito boa, as pessoas se sentem mais seguras e o comércio melhora", disse.

Os turistas também estão muito satisfeitos. Manoel Rabah, de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, costuma passar as férias em Aracaju e contou que sentiu a diferença esse ano. "Venho sempre aqui e o que sempre me chama a atenção é a segurança. Hoje eu me surpreendi com o mercado, tem mais policiais, mais segurança, está mais limpo", declarou. Jessé Domingos, de Santos, em São Paulo, também concorda com a opinião de Manoel. "Eu me senti muito seguro, a cidade é muito tranquila", explicou.