Feira de Sergipe chega a 15ª edição, movimentando o turismo da capital

Indústria, Comércio e Turismo
17/01/2014 11h18

Entre os dias 11 e 26 de janeiro acontece, na praça de eventos da Orla de Atalaia, a 15ª edição da Feira de Sergipe, com entrada gratuita todos os dias das 17h às 23h. A Feira tem como propósito fomentar a cultura sergipana em diversos aspectos da economia; a exemplo do artesanato e pequenos negócios. O artesanato apresentado é uma colaboração da FUNDAT que diariamente alterna as técnicas de confecção artesanal feitas por instrutores dos cursos coordenados pela fundação. Realizada pelo Sebrae, a Feira de Sergipe conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, Governo do Estado e Camel Empreendimento e Construções.

Entre os 258 estandes destaca-se o da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), coordenado pela SEMICT - Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo. Totens criativos com imagens de Aracaju, onde aracajuanos e turistas podem tirar fotos como se estivessem nos pontos turísticos da capital. Divertido e atraente, o estande expõe o trabalho de vários artesãos e distribui material gráfico com dicas e sugestões do que curtir em Aracaju durante sua estadia.

Para o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, o evento é importante pelo período em que ocorre. "Nada melhor que este período para realizar esta Feira. Época de férias, em que a cidade está repleta de turistas, o que faz do período, uma excelente oportunidade de mostrarmos o que Aracaju tem. E nós da SEMICT não medimos esforços para que a PMA participasse efetivamente deste evento, de forma a abrilhantar com um estande bonito e cheio de atrativos para que o turista e qualquer que seja o transeunte, tenha o interesse de conhecer nossas propostas, ações e o que Aracaju tem de melhor", disse Walker Carvalho.

Somada a SEMICT, a SEC/FUNCAJU - Secretaria Especial de Cultura - disponibilizou para o estande, trios pé-de-serra, que animarão os dias de feira com o genuíno forró nordestino. Na abertura, turistas e aracajuanos foram embalados pelo som do Trio Bom Demais. No domingo, foi a vez do grupo Canal do Forró se apresentar. Durante os 15 dias da Feira, diversos artistas passarão pelo estande da PMA encerrando com o grupo Esquema 4 no domingo, 26.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Antonio Carlos Araujo, a proposta é criar um ambiente favorável para os pequenos negócios. "A feira torna-se uma vitrine para quem está expondo, pois é um mês de férias escolares, com a presença de milhares de turistas e sergipanos na Orla de Atalaia. Ideal para quem quer firmar novas parcerias comerciais e realizar negócios", destaca Antonio Carlos.

Para a turista Valquíria Celestino, de Salvador, a Feira é uma opção a mais para curtir nas férias. "Sempre venho a Aracaju pela proximidade de Salvador. Meus filhos adoram e a tranquilidade da cidade nos passa segurança e conforto. A Feira se torna mais uma opção para nós turistas, principalmente no fim de tarde e início da noite. Já saímos do hotel com destino certo, enfatizou Valquíria.

Já o curitibano Frederico Borba, pela primeira vez em Aracaju, a cidade é perfeita. Acompanhado da esposa, o curitibano disse não perder uma noite de feira. "Gostaria de passar a velhice aqui. Pequena e completa, assim eu defino Aracaju. Estou à passeio na casa de meu filho que veio para cá, por motivo de trabalho. Estou a um mês por aqui e parece que cheguei ontem", brinca Sr. Frederico. "Aracaju é linda e vocês estão de parabéns", completa.