"Nesse primeiro ano de gestão, a população tem sido primordial para direcionar as ações da Prefeitura, seja apresentando as demandas, informando os locais onde a Prefeitura precisa atuar ou sugerindo ações nas comunidades. Tanto o prefeito João Alves, quanto o seu secretariado têm tido uma agenda constante com a população, através das lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores ou mesmo o cidadão individual que entra em contato com a administração municipal". O relato do secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, demonstra a nova realidade do poder público municipal e a agilidade na resolução dos problemas da cidade.
No caso do trabalho realizado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), diversas ações são executadas a partir da solicitação das comunidades. Há um canal de diálogo permanente que facilita a atuação da administração municipal e beneficia os aracajuanos.
Uma das comunidades atendidas foi o loteamento Isabel Martins, localizado no bairro Soledade, Zona Norte da capital. Antes, os moradores sofriam com a falta de infrastrutura e a ausência de um trabalho eficaz por parte do poder público municipal. Com o trabalho de patrolamento executado nas ruas do loteamento a vida de quem mora na área vai melhorar. Uma caçamba, uma máquina patrol, pá carregadeira e profissionais da Emurb trabalhavam nas ruas da comunidade.