Saúde de Aracaju atenderá foliões durante o Pré-Caju

Saúde
23/01/2014 09h21
Início > Noticias > 57645

Durante os três dias da prévia carnavalesca que acontece na capital sergipana de 24 a 26 de janeiro, a Saúde de Aracaju empregará ações de proteção, cuidado e orientação aos foliões que passarem pela festa. Ao todo serão três estandes distribuídos no local da festa. A Atenção Domiciliar organizará um espaço com atendimento médico, a coordenação de DST/AIDS distribuirá camisinhas e panfletos e a equipe da Vigilância Sanitária do Município fará inspeção para controlar a qualidade dos alimentos vendidos durante a folia.

Segundo a coordenadora da Atenção Domiciliar, Ana Elizabete dos Santos Silva, uma equipe especializada em atendimento de pequeno e médio porte estará cuidando dos casos de traumas, excesso de álcool, cortes, desmaios, hipoglicemia entre outras ocorrências. Neste estande, que ficará localizado nas proximidades do Parque da Sementeira, o plantão contará com os serviços de três médicos, um enfermeiro, dez auxiliares e técnicos de enfermagem, um higienizador, um coordenador e um motorista. “Além de atendermos estas situações, caso o paciente seja de ocorrência complexa, automaticamente faremos a estabilização e o Samu encaminhará o paciente até o HUSE”, informou Elizabete.

Ainda nas proximidades do Parque, os foliões encontrão o estande da Vigilância Sanitária de Aracaju, composto por duas equipes com 16 funcionários, sendo uma para vistoriar o gelo comercializado pelas empresas e repassado aos ambulantes (atuando das 14h às 20h), e outra equipe que começará a trabalhar das 20h às 03h, vistoriando as barracas e ambulantes comercializando alimentos.

“Há uma semana começamos as vistorias e as orientações com as empresas de gelo, explicando como os funcionários devem proceder para a comercialização. Durante os dias da folia, na parte da tarde, vamos verificar se estão seguindo as normas de higiene que repassamos. Após as primeiras vistorias vamos intensificar nosso trabalho na parte da noite, com os ambulantes e bares da extensão da prévia, observando como estão manuseando os alimentos e daí sim a notificação e apreensão das irregularidades encontradas”, esclareceu o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Britto.

Entre os detalhes que os técnicos da Vigilância Sanitária vão observar destacam-se: o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), higienização dos locais e cuidados com a preservação dos alimentos, cuidados com os isopores e preservação dos mesmos, venda de lanches, uso de sachês de molhos condimentados (mostarda, maionese e catchup), entre outros.

“Notamos que, com o passar dos anos, os comerciantes estão se profissionalizando, com isso os índices de problemas envolvendo higienização e venda de alimentos sem qualidade têm caído a cada edição das grandes festas que acontecem na capital. No último Forró Caju, por exemplo, foram 11 dias de festa e praticamente nenhuma ocorrência, ainda assim o nosso trabalho é para evitar, coibir e punir irregularidades”, enfatizou Ávio.

 Já na rótula que dá acesso ao Shopping Riomar, as pessoas vão encontrar o ‘Ponto da Prevenção’, onde serão distribuídas até o último dia de festa 43.200 camisinhas, 1.500 camisinhas femininas e três mil unidades de gel íntimo. De acordo com a coordenadora do Programa DST/AIDS, Débora Oliveira, o estande vai disponibilizar tais insumos na sexta-feira e no sábado das 19h às 02h, e no domingo das 17h às 00h.

“Além da distribuição de camisinha e gel, durante os dias de eventos informaremos sobre a prevenção de doenças, passamos os endereços dos locais onde são realizados os exames rápidos, esclarecemos dúvidas quanto ao uso do preservativo, principalmente o feminino, e vamos também distribuir doleiras para que as pessoas guardem seus documentos, camisinhas, dinheiro e celular de forma discreta e mais segura”, esclareceu Débora, que lembrou ainda que todos os insumos distribuídos nos dia de Pré-Caju são também distribuídos nas Unidades de Saúde da Família gratuitamente.