Equipes da vice-presidência e da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizaram a organização e fiscalização do comércio ambulante na primeira noite do Pré-Caju 2014, festa que acontece até domingo, 26.
Após a entrega dos kits de identificação às pessoas autorizadas a comercializar alimentos, bebidas e adereços durante a festa, coordenadores e fiscais dirigiram-se à Avenida Beira Mar. Os ambulantes que não chegaram a tempo na sede da Emsurb, no Parque da Sementeira, puderam retirar o material num dos pontos de apoio montados pela empresa pública no percurso da festa.
“A primeira noite é sempre de ansiedade, pois numa festa grande como essa podem ocorrer imprevistos. Mas toda a nossa equipe está trabalhando com afinco e tudo segue organizado”, afirmou a vice-presidente da Emsurb, Selma França. Ela ressaltou o espírito de equipe dos funcionários. “Todos vieram sentindo a falta de um grande colaborador, Daniel Lessa, que se ausentou por causa do falecimento de sua mãe. Trabalhamos hoje dedicados a ele”, comentou Selma.
O resultado foi percebido pelos vendedores ambulantes, que puderam trabalhar de modo organizado. Andreval da Silva Gomes falou sobre as etapas até chegar à avenida. “Foi tudo muito organizado. Desde a inscrição e o sorteio e a orientação deles (fiscais) aqui”, afirmou o vendedor de pipocas.
Já o vendedor de bebidas Enilson dos Santos, com 10 anos de experiência, lembrou a participação no curso de manipulação de
alimentos e higiene oferecido pela Prefeitura de Aracaju aos ambulantes. “Ajudou muito pra gente saber atender o cliente, a parte de higiene e limpeza. Foi muito importante”, assegura ele.
E quem participou brincando na festa teve muita opção na hora de comprar bebida e comida. O casal de estudantes Camile Cardoso e Rafael Souza consideraram a organização e a limpeza da festa bem satisfatórias. “A limpeza é sempre impecável. No melhor padrão possível”, afirmou o rapaz, enquanto ela sugeriu que “aqui as barracas estão bem organizadas, mas em alguns pontos elas podiam ficar mais próximas”.
Limpeza
Na manhã seguinte, 25, quem assumiu o posto de trabalho foram as cerca de 40 equipes da Diretoria de Controle Operacional da Emsurb. O trabalho começou às 6h em toda a região que recebeu aracajuanos e turistas numa das maiores festas de rua do Nordeste, e já às 7h a avenida Beira Mar estava completamente varrida. A partir de então, nove caminhões-pipa iniciaram a lavagem da área com água e sabão.
Moradora há 30 anos de uma das ruas transversais à avenida que recebe o Pré-Caju, no bairro Treze de Julho, Terezinha de Jesus elogia o trabalho da Emsurb. “A limpeza é sempre bem rápida. Fica tudo limpinho. Eles trabalham bem”, atestou ela, que é fã da festa. “Só perdi um Pré-Caju, quando foi lá no Mercado”, conta.
O presidente da Emsurb, Júlio Flores, explicou que a limpeza não se restringe à avenida principal. “Temos equipes nas praças da redondeza e nas ruas adjacentes. Com a limpeza finalizada perto das oito da manhã, praticamente todas as equipes seguiram para os outros bairros da cidade, onde realizam a limpeza habitual do dia”, destacou ele.
Até as 18h, duas equipes, com 12 agentes de limpeza cada, permanecem na região da avenida Beira Mar fazendo a manutenção da área. Uma terceira equipe irá trabalhar das 13 às 21h em regime de plantão. Na manhã de domingo, 26, o trabalho recomeça novamente às 6h.
Os 250 banheiros químicos disponibilizados ao público pela Emsurb também passaram por higienização no início da manhã. Após a lavagem com água e sabão, todas as unidades receberam produtos desinfetantes. Outra equipe fará o reforço da limpeza à tarde para que o público tenha equipamentos com perfeitas condições de uso.