Um projeto que visa educar cidadão a comprar corretamente e a contratar serviços da maneira adequada, para que não sejam lesados em seus direitos, mas sim, os tenham assegurados, foi estabelecido pelo Procon Municipal. O órgão, que faz parte da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec) elaborou o programa que irá aos bairros - nos pontos de reunião de cada um (associação de moradores, por exemplo) - e passar a instrução necessária, no âmbito da educação básica para o consumo, a cada morador.
No programa, os pontos desenvolvidos serão: o que e como comprar, analisar preços e peso exato dos produtos, e sempre buscar averiguar a validade, evitando problemas posteriores. O que parece simples, de acordo com um dos diretores do Procon, Nubem Bonfim, é, na verdade, de extrema importância na satisfação e redução de problemáticas do consumidor.
"Atos simples, mas muitas vezes esquecidos pelo cidadão podem evitar problemas grandiosos no futuro", disse o diretor. "Guardar o cupom e/ou nota fiscal, testar o produto sempre que comprar - independente de qual seja - e averiguar, no local, possíveis defeitos, é uma atitude que ameniza, e muito, dores de cabeça mais tarde", acrescenta.
Outra grande preocupação do órgão - segundo Nubem - é a de tornar-se, a cada dia, mais próximos da população, mostrando que a atual administração da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem esse perfil. "O Procon desenvolverá o trabalho em cada bairro e o primeiro a receber a ação será o Porto D'Antas, na primeira semana de março, e em seguida, seguiremos um cronograma de serviços nos demais bairros da capital", completa.
Redução de dívidas
"Aracaju tem quase 80% da população super endividada", é o que afirma o coordenador de Educação para o Consumo do Procon Municipal, Lucas Gonçalves. Este dado causou um espanto a equipe diretória do Procon Municipal e, a partir desse número, foi estabelecido um programa de reeducação para o consumo da população, visando a redução dessa estatística e, por conseguinte, a diminuição de endividados na capital.
"Nossa ideia é ajudar aquelas pessoas que perderam o controle em compras e acabaram se super endividando, instruindo-as para que, junto aos estabelecimentos, façam uma renegociação de suas dívidas", afirmou Lucas Gonçalves.
O projeto já está sendo executado com alguns órgãos do município - como os guardas municipais da capital e servidores da Semdec - e, a partir do mês de março, englobará toda população aracajuana.