Uma parceria firmada entre o Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju (CT-GMA) e a Federação Sergipana de Badminton (FSBd) proporcionou a realização da I capacitação para multiplicadores desse esporte entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro no CT-GMA. O público alvo dessa capacitação foram os professores de Educação Física da GMA e professores da rede municipal de ensino de Aracaju.
"Nosso objetivo é gerar multiplicadores da modalidade, fazendo com que esses professores virem instrutores e incentivem a prática desse esporte de baixo custo e de fácil aprendizado. O badminton é um esporte olímpico relativamente simples, que precisa de pouco espaço para ser praticado, pode ser jogado por pessoas de todas as idades, inclusive por pessoas que possuem algum tipo de deficiência intelectual ou física", afirma Wendel Mota, presidente da Federação Sergipana de Badminton.
Ainda de acordo com Wendel, o badminton é um esporte dinâmico com um gasto calórico superior inclusive ao tênis, e de custos muito baixos se comparado a outros esportes. "Com R$ 100 ou R$ 150 se pode comprar quatro raquetes, três petecas, um poste e uma rede, material suficiente para o início do esporte", completa.
O CT-GMA está sendo o pioneiro na adoção do badminton em Sergipe. De acordo com Fábio André, coordenador do CT-GMA, a inclusão do badminton no rol de atividades esportivas vai ser benéfico para a Guarda Municipal.
"Como instituição estamos sendo os pioneiros na prática desse esporte. A receptividade por parte dos nossos professores tem sido muito boa, bem como seus desempenhos na parte teórica e prática da atividade. Tudo isso está nos motivando para que muito em breve possamos disponibilizar essa atividade em nosso centro de treinamento", afirma Fábio.
A capacitação para multiplicadores de badminton teve duração de dois dias com carga horária de 16 horas. Foi abordado todo o histórico da atividade, suas regras, as técnicas, táticas e a pedagogia do ensino do esporte.