Orientações sobre coleta seletiva são reforçadas em condomínio

Serviços Urbanos
03/02/2014 12h46

Agentes ambientais do projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa levaram informações sobre preservação ambiental e coleta seletiva aos moradores do condomínio Santa Felicidade, no bairro Aruana, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. O objetivo da ação é de reforçar as orientações sobre a forma correta de separar o material reciclável do lixo orgânico e convencer mais pessoas a participarem da ação. O residencial já integra o itinerário de coleta seletiva da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

"A coleta seletiva aqui no condomínio começou em meados de 2011. O condomínio procurou o setor responsável pela coleta seletiva na Emsurb por entender a importância e a responsabilidade com o meio ambiente no destino final dos resíduos sólidos. Agradeço a equipe da Emsurb pela iniciativa e tenho a plena certeza de que a maioria dos condôminos vai aderir ao projeto", aposta o síndico Delmário Magalhães.

Dentre as informações levadas pelos agentes ambientais foram destacados a importância de acondicionar o material reciclável limpo e seco e os tipos de resíduo que não são aproveitados pelas cooperativas que recebem o montante levado pelos caminhões de coleta. "Esperamos reduzir o chamado rejeito, que são materiais que por estarem molhados ou misturados com material orgânico acabam sendo descartados pelas cooperativas", explica Trícia Dantas, assessora técnica da Emsurb que acompanhou a visita ao condomínio.

Itinerário

O serviço de coleta seletiva em Aracaju é realizado em 23 localidades a partir do processo de recolhimento, em residências e empresas, de materiais que se transformarão novamente em matéria-prima após serem vendidos pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e pela Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores). Ambas formadas por ex-catadores de material reciclável e parceiras da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Operacionalizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a prática sustentável organizada pelo poder público depende da contribuição de todos para garantir o melhor resultado para a população e para o meio ambiente. Já participam do itinerário de coleta seletiva: conjunto Augusto Franco, conjunto Bela Vista; bairro Cirurgia; conjuntos Beira Mar I e II; conjunto Médici; Jardim Baiano; bairro Getúlio Vargas; bairro 13 de Julho; conjunto Inácio Barbosa; bairro São José, bairro Jardim Esperança; loteamento Parque dos Coqueiros, Beira Rio; bairro Aeroporto; Aruana; conjunto J. K.; Sol Nascente; Santa Lúcia; bairro Jardins; bairro Grageru; bairro Siqueira Campos, além de órgãos públicos, casas de material de construção, hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria.

Empresas, órgãos e condomínios que também quiserem participar do programa de coleta seletiva desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos podem solicitar uma visita técnica pelo 0800-284-1300 ou pelo 3179-7001.