Saúde de Aracaju participa de evento internacional de odontologia

Saúde
03/02/2014 15h05

Entre os dias 30 e 31 de janeiro, na cidade de São Paulo, aconteceu o 32° CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, reunindo especialistas na construção da Política Pública de Saúde Bucal do Brasil. Na ocasião a Saúde de Aracaju enviou integrante da equipe do Programa de Saúde Bucal de Aracaju para representar a Capital no evento.

O objetivo do CIOSP foi proporcionar entre os participantes uma maior interação, possibilitando uma vasta discussão onde se avaliou os protocolos das práticas clínicas, além da atual gestão das equipes de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família, dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) dos municípios brasileiros, sempre voltando as ações para um melhor desenvolvimento da Atenção Básica e Especializada.

Paralelo ao CIOSP, aconteceu também o II Encontro Nacional de Programa Brasil Sorridente, que abriu as celebrações dos 10 anos do Programa Brasil Sorridente, maior programa público de saúde bucal do mundo, onde 90% das cidades brasileiras já contam com equipes de cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal do SUS.

Este segundo evento foi voltado exclusivamente para profissionais de toda a rede pública e contou com dezenas de auxiliares em saúde bucal, técnicos em saúde bucal, auxiliares em prótese dentária, técnicos em prótese dentária, cirurgiões-dentistas da Atenção Básica, dos Centros de Especialidades Odontológicas - CEOs e hospitais, gerentes de CEOs, coordenadores Municipais e Estaduais de Saúde Bucal e gestores de serviços de saúde. 

Segundo o coordenador do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, participar dos dois eventos servirá para acrescentar conhecimento no cotidiano das relações entre a gestão e os servidores o que, consequentimente, será revertido em melhorias para os cidadãos.

"O Programa Nacional de Saúde Bucal ofertou aos gestores de Saúde Bucal do Brasil a oportunidade de participar 32° CIOSP e com isso fazer parte do II Encontro Nacional do Programa Brasil Sorridente. Considero de extrema importância para a Saúde de Aracaju ter participado destes dois momentos, pois nos serviu de parâmetro para o aprendizado sobre novas metas a serem atingidas no tocante à gestão pública, o que possibilitará um ganho nas relações entre a gestão e os servidores", frisou José Guimarães Neto.