Leane de Carvalho se reúne com enfermeiros

Saúde
04/02/2014 16h01

A secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado, se reuniu com profissionais e representantes da enfermagem na manhã desta terça-feira, 3. O encontro aconteceu no auditório da Funasa, no bairro Grageru, onde a secretária falou dos desafios e metas encontrados frente à pasta e apresentou a equipe de diretores e assessores, além do secretário adjunto, o médico Lúcio Prado.

Leane é enfermeira e mestra em Saúde e Ambiente e como trabalhadora e militante por melhorias no SUS aceitou o desafio de estar secretária da Saúde de Aracaju com honra e muita preocupação. “Sei dos problemas e desafios que a saúde pública enfrenta, mas acredito na responsabilidade social com a saúde da população e que podemos, com envolvimento da gestão e de todos profissionais, enfrentar as dificuldades e os desafios”, disse a secretária, que pontuou que tem trabalhado em conjunto com o prefeito João Alves Filho, seja discutindo alternativas ou mesmo buscando apoio e pautando  os pontos mais críticos da saúde da capital com a escassez de financiamento e a falta de estrutura em muitos serviços como nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Hoje nosso gasto com as UPAs chegam a R$ 2 milhões por mês e o repasse do Ministério da Saúde é de apenas R$ 300 mil. Temos 137 equipes de Saúde da Família e 43 Unidades de Saúde, mantê-las não é fácil. Infelizmente o problema da saúde é nacional”, complementou Leane.  

A fala da gestora foi aplaudida pelos profissionais. A presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Flávia Brasileiro acompanhou e aproveitou para expor as preocupações e as pautas da categoria que entrou em greve hoje, mas que “com prazer felicita mais uma colega a frente da gestão”.

A secretária ouviu os participantes e destacou que acredita no potencial da Enfermagem que é uma classe composta por profissionais dedicados e envolvidos com a causa de uma saúde pública mais eficaz e digna para o cidadão. “Assim como farei com todas as categorias, vou acompanhar as pautas de reivindicações e responder item por item, avaliando a viabilidade e enviando a reposta de forma transparente para a mesa de negociação”, frisou.

O secretário adjunto, que é médico há 35 anos, Lúcio Prado se apresentou aos enfermeiros da rede pública e disse que é servidor do município de Aracaju e vem conhecendo a rotina de trabalho nas Unidades de Saúde da Família. “Acredito que a promoção, a prevenção e o planejamento da Saúde fazem a diferença e uma gestão com diálogo aberto para críticas e sugestões é fundamental para se alcançar o sucesso ” , enfatizou.