Guardas municipais (GMs) de Salvador (BA) visitaram a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) com o objetivo de conhecer o sistema de produção das carteiras de identificação funcional. O encontro foi conduzido pelos diretores da GMA, coronel Enilson Aragão e tenente Jonatas Souza, ocasião em que os gestores mostraram todo o aparato técnico aplicado na confecção das identificações.
Mecanismos de integração entre banco de dados e sistema de confecção das carteiras, proteção contra adulteração são alguns dos diferenciais das carteiras funcionais da GMA. Segundo o assessor-chefe da Guarda de Salvador, Vagner Ribeiro dos Santos, a motivação da visita foi o contato anterior com o modelo da carteira da GMA em Salvador, que foi aprovado por unanimidade pelos gestores da instituição na capital baiana. "Estamos aqui para buscar expertise para fazermos a impressão das nossas carteiras de imediato. O saldo da visita foi muito produtivo, a gente aprendeu bastante. Somos instituições coirmãs e temos que nos comunicar, porque sozinhos não vamos a nenhum lugar", relatou.
O guarda Wilder Paz Barros explicou que a Guarda de Salvador já conta com alguns recursos e informações utilizadas no sistema da GMA. "Essa interação foi essencial para acharmos um espelhamento, para conseguirmos fazer nosso próprio procedimento de impressão. A interação não foi apenas essa, pois trocamos experiências na área de informática, envolvendo o registro das ocorrências e das estatísticas", completou.
O GM Lidemarques Menezes, do setor de Estatísticas da GMA, reforçou para os visitantes que a grande inovação do sistema foi a autonomia. "Agora nós produzimos e imprimimos as carteiras funcionais com recursos próprios, sem a necessidade de um serviço terceirizado. Nós desenvolvemos um código de autenticação, a partir do qual, qualquer GM que tenha conhecimento do mecanismo de segurança, numa simples verificação pode identificar se há indícios de adulteração", explicou.
Na oportunidade, o coronel Enílson colocou a disposição dos visitantes todos os recursos e informações necessárias do sistema da GMA, destacando a relevância desta troca de experiências. "Essa visita é de extrema importância, pois permite o intercâmbio entre os órgãos, com a troca de informações nos aspectos legislativo, operacional e administrativo. A GMA está sempre de portas abertas para receber membros das demais guardas", disse.
Além de assuntos técnicos, os membros das duas Guardas discutiram temas como organização administrativa, plano de carreira, regulamentação de fardamento, grupamentos especializados, formação e aperfeiçoamento de pessoal.