A secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, recebeu na manhã desta quinta-feira, 6, a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Maria Teles, e sua equipe de trabalho, para uma palestra preparatória à implantação da Casa da Mulher Brasileira, ação do programa federal Mulher Viver sem Violência. A palestra foi realizada na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
"O objetivo do encontro foi o de apresentar o programa para os gestores e técnicos dos diferentes setores que vão trabalhar articulados na implantação da Casa da Mulher Brasileira, independentemente de esta casa estar pronta ou não para entrar em funcionamento. Na verdade, estamos nos antecipando, numa ação preparatória que objetiva o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher", explicou Maria Teles.
Participaram da palestra gestores e técnicos das secretarias municipais da Família e da Assistência Social (Semfas), da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), além da delegada de Atendimento a Grupos Vulneráveis , Thaís Santiago. Foi consenso entre os participantes a necessidade de integrar mais os diversos setores que compõem a rede, para que se que obtenham eficácia no combate a esse tipo de violência.
A secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, destacou a importância do fortalecimento da rede e da implantação de uma casa específica para dar apoio à mulher vítima de violência. "Não podemos aceitar que esse tipo de crime continue a ser perpetuado em nossa sociedade. Precisamos somar esforços para combatê-lo com vigor", declarou.
Segundo Maria Teles, o mais forte argumento para o aperfeiçoamento do enfrentamento à violência contra a mulher são os números. "Somente em 35 dias foram registrados 258 boletins de ocorrência", enfatizou a secretária.