A diretoria do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, sob a coordenação de José Guimarães Neto, convidou a cirurgiã-dentista Maria Cristina Rocha Souza para ministrar uma palestra intitulada “Bons Hábitos para uma boa Saúde Bucal” aos usuários da Unidade de Saúde da Família Sinhazinha. Durante o encontro, os cidadãos tiraram dúvidas e aprenderam que técnicas adequadas de escovação resultam não apenas em um sorriso perfeito, mas também na melhoria da qualidade de vida.
Segundo José Neto, esta iniciativa acontece constantemente nas Unidades e tem refletido numa maior consciência por parte dos pacientes, principalmente os que necessitam de maior atenção como hipertensos, gestantes e diabéticos. “Nosso trabalho não é apenas remediar os casos, mas explicar aos cidadãos que de forma correta podem preservar o sorriso e conservar a saúde de sua boca através de escovação e manutenção de hábitos saudáveis”, disse.
Segundo Maria Cristina Rocha Souza cada paciente pode preservar sua saúde através da conservação do sorriso saudável, o que certamente será revertido em qualidade de vida e diminuição dos problemas de saúde já existentes.
“Os pacientes ficaram atentos às explicações e tiraram suas dúvidas quanto às implicações que a falta de higiene bucal pode trazer. Expliquei detalhadamente que o acúmulo de bactérias na boca contribui muito para o agravamento das doenças e no caso das gestantes é fundamental manter uma saúde bucal para não gerar problemas gestacionais, exemplifiquei que já tivemos casos de bactérias da boca localizadas na placenta e no músculo cardíaco e que o tártaro é uma grande fonte de bactéria o que traz risco para os diabéticos, por exemplo”, pontuou a cirurgiã-dentista.