CCZ combate o mosquito transmissor da Leishmaniose no bairro Olaria

Saúde
11/02/2014 13h44

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju está atento ao combate ao mosquito da Palha (Flebotomíneo), inseto transmissor da Leishmaniose (Calazar). As equipes de agentes dos Programas de Controle da Leishmaniose e da Leptospirose atuam de 10 a 14 de fevereiro no bairro Olaria, onde realizam a aplicação de inseticida contra o mosquito, além da eliminação de ratos em locais públicos.

O agente Francis Willian esclarece que ação concentra-se em pontos estratégicos como ambientes com situações favoráveis a presença do mosquito, a exemplo dos locais com higienização precária e acúmulo de entulho, vegetação e materiais orgânicos em decomposição nas proximidades de casas, ou mesmo nos próprios quintais. “Estamos reforçando os cuidados principalmente nas proximidades de uma residência onde houve a notificação de um caso de Calazar em humano. As equipes trabalham atentas no combate e também preventivamente fazendo todas as ações necessárias para evitar novos casos”, explicou.

No bairro, os moradores agradecem a presença das equipes do CCZ.  Para a estudante Márcia Morais a iniciativa é proveitosa, pois esclarece dúvidas e principalmente orienta a comunidade sobre a importância de hábitos preventivos.