Funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos participaram na manhã desta quarta-feira, 12, do evento dedicado à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Empresa (Cipa/Emsurb). Além de palestra informativa, houve apresentação de teatro e teste rápido de HIV e hepatite.
Segundo o presidente da Cipa, Adilson Paulo, o tema é explorado frequentemente. "Realizamos esse evento periodicamente, durante a gestão anual da CIPA. Além das DSTs realizamos também eventos para prevenir acidentes de trabalho. É importante para conscientizar os colegas de trabalho e também os demais participantes, porque a falta de conhecimento sobre a prevenção das DSTs ocasiona muitos casos de doenças", lembrou ele.
Para Maria de Lourdes, que já assistiu à palestra sobre o tema no ano passado, a oportunidade é proveitosa. "Foi muito bom participar desse evento de prevenção contra DSTs, espero que aconteça mais vezes. É importante essa conscientização porque a gente recebe informações e faz os exames que têm o resultado na hora", afirmou ela.
Os exames foram realizados no local por agentes da Secretaria Municipal de Saúde. "Essa é uma forma de trazermos a informação para mais perto do cidadão. A realização dos exames também é importantíssima, pois muitas vezes essas pessoas não têm tempo de ir até uma unidade de saúde para realizá-los", explicou Débora Oliveira, coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde de Aracaju.
A linguagem lúdica foi utilizada numa peça teatral do Coletivo de Atores Educadores para chamar a atenção dos participantes. Com humor, o grupo mostrou a importância de utilizar o preservativo em todas as relações sexuais, inclusive entre pessoas casadas. "A importância desse evento é conscientizar os trabalhadores para que eles possam se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis e cuidar de sua saúde", ressaltou Amália Almeida, coordenadora de Medicina e Segurança do Trabalho da Emsurb.