A secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho, participou nesta quarta-feira, 12, da primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde no ano de 2014. O encontro aconteceu na no auditório do Conselho no bairro São José. Durante a reunião, a secretária assumiu a vice-presidência do Conselho e foi apresentada aos conselheiros, reafirmando o compromisso com o SUS Aracaju.
A gestora destacou que é enfermeira e trabalha em saúde pública desde o início de sua carreira. “Acompanhei muitas das mudanças nos sistema seja no País ou em Sergipe. Sei dos desafios da pasta e da relevância da participação popular no SUS a partir do Conselho Municipal de Saúde”, enfatizou a secretária, que já nesse encontro ouviu algumas das deliberações, informes e pautas dos conselheiros.
A presidente do Conselho, Roseane Patrício, enfatiza que os conselheiros estão otimistas com início dos trabalhos. “Esperamos uma gestão voltada para as necessidades da população que venha a unificar e melhorar a saúde no Município”.
Além de conselheiros, representantes do Sintasa, Sindimed e Sindicato dos Enfermeiros também participaram do encontro que debateu entre as pautas, a greve e temas como Reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Alves e incremento econômico financeiro do Hospital do Coração. Os representantes dos Sindicatos manifestaram suas insatisfações alegando falta de resposta por parte do Município, no tocante as suas reivindicações.
Leane ressaltou que a saúde é um trabalho que deve ser feito em equipe e que todos são importantes. “Não vamos privilegiar uma categoria. É preciso fazer agir com seriedade. Comprometo-me verificar todas as pautas e ser um elo entre a Comissão de Negociação e os profissionais da saúde. A folha atual da Saúde de Aracaju é de 13 milhões de reais, onde apenas dois são da verba Federal, fazendo com o Município arque com o restante. Para que possamos cumprir nosso papel enquanto gestores da saúde pública se faz necessário dotação orçamentária”, pontuou a secretária.