César Aparecido Nunes profere palestra na Aula Inaugural da rede municipal de Aracaju

Educação
11/02/2014 17h17


Durante a palestra que marcou a Aula Inaugural do ano letivo de 2014 na rede municipal de Aracaju, evento que aconteceu na manhã da última segunda-feira, 10, no Radisson Hotel, o professor César Aparecido Nunes, falou sobre diversos assuntos ligados à educação e deu exemplos práticos de como professores, alunos, pais e gestores podem transformar o ensino. Ao final, o professor, que é PhD em Educação e é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, foi aplaudido exaustivamente pelos participantes, em um claro reconhecimento da sua contribuição. 

"Uma escola verdadeiramente emancipadora muda a partir do seu Projeto Político Pedagógico. Minha experiência, como estudante e agora profissional da Educação, revela que a escola brasileira é ainda uma instituição autoritária, que não procura humanizar o aluno. Não existe criança que não consiga aprender. Cada uma aprende à sua maneira", destacou o professor César Nunes, que abordou o tema "Educar para a Humanização e a Cidadania Cultural e Política: Novas Práticas, Novos Sujeitos e a Escola da Juventude".

Um dos pontos mais ressaltados pelo professor foi a universalização do ensino com equidade. "A escola deve escolher todos. Devemos quebrar com a meritocracia, onde um aluno acaba recebendo mais atenção que o outro por conta do seu desempenho. Historicamente a escola foi criada para excluir e não para acolher. Precisamos olhar isso com honestidade e mudar verdadeiramente esse entendimento", explicou.

Com frases bem colocadas e novas ideias no âmbito do ensino, César Nunes conduziu a palestra de maneira bem descontraída, no entanto sempre mantendo o tom crítico. "O fracasso escolar é um empurrão para o fracasso social", afirmou fazendo uma referência explicativa sobre o acolhimento que a escola deve oferecer. 

César disse ainda que os laços humanos devem ser reforçados. "Precisamos compreender o lado sociológico do aluno", disse, ao pontuar que o amor, a família e a escola são os pilares para uma educação verdadeiramente emancipadora. "E nós professores somos um agente civilizatório, pessoas capazes de fazer tudo isso acontecer", concluiu.

A secretária municipal de Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira Santana, encerrou oficialmente o evento agradecendo e elogiando a participação do professor César Nunes. "Toda a mensagem para 2014 foi dada com maestria. Reforço a palavra do professor César de que precisamos acreditar que é possível fazer uma escola pública com qualidade", finalizou.