Guarda Municipal participa da 6ª edição do Lazer no Meu Bairro

Guarda Municipal
15/02/2014 19h06
Início > Noticias > 57970

No dia dedicado ao lazer e diversão no bairro Bugio, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) marcou a presença com a sua função essencial de resguardar os serviços públicos municipais, bem como a integridade da população que participou de mais uma edição do Lazer no Meu Bairro, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp). Só que a GMA foi além e levou, para a comunidade, seus projetos sociais de prevenção: o Guarda Cidadã e os Anjos Azuis nas Escolas.

A manhã do sábado, 15, começou com uma demonstração de taekwondo, uma das modalidades oferecidas pela instituição no Centro de Treinamento. O guarda municipal (GM) e atleta GM Geanderson Viana, levou o seu grupo de alunos para mostrar um pouco do trabalho desenvolvido por ele na comunidade do Bugio. "É uma oportunidade ímpar estar aqui contribuindo com esse evento que traz grandes benefícios para a gente e para nossa modalidade. É um esporte olímpico que vem crescendo cada dia mais e nós temos a necessidade de incluir as crianças em projetos como esse para que elas não se desviem dos caminhos e auxilie na formação de um bom cidadão".

Em seguida, as crianças e os pais acompanharam a apresentação do Teatro de Bonecos do Guarda Cidadã, em que os personagens: Guarda Bela, Guarda Josué, Jaiminho e Alice mostraram como as crianças podem se defender dos mal intencionados. "O tema drogas foi o escolhido para este dia devido a quantidade de jovens presentes no evento. Nós sabemos que esse tema é uma problemática que assola a maioria das comunidades, então pensamos justamente em trazer uma mensagem para conscientizar essa galerinha", justificou a coordenadora do projeto GM Sabrina Smith.

Na ocasião os moradores do Bugio puderam conhecer ainda o outro protejo da GMA, o Anjos Azuis nas Escolas, que tem como proposta atuar dentro de uma perspectiva pedagógica mostrando para estudantes valores que promovem uma cultura de paz. "Nosso objetivo foi divulgar o projeto que vai trabalhar na escola no combate à violência e à criminalidade, mostrando como a prática esportiva pode retirar os estudantes da ociosidade", disse a GM Eliene.

"A Guarda Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), apresenta uma proposta sob a perspectiva de prevenção com os projetos que objetivam levar para as crianças a importância do lúdico e, especialmente, a questão da prevenção e do combate às drogas. De forma proativa e interativa com a comunidade dos bairro, a GMA mostra a gravidade da questão com uma mensagem de conscientização para as famílias do Bugio, pois é o ambiente onde as crianças encontram as primeiras informações", declarou o diretor geral, coronel Enilson Aragão. Para ele, o Lazer no meu Bairro é fundamental para que a população esteja consciente da importância de usufruir dos espaços públicos de lazer para o fortalecimento da cidadania e da interação entre as comunidades.