Juiz Manoel da Costa Neto faz palestra para conselheiros tutelares

Família e Assistência Social
17/02/2014 18h08
Início > Noticias > 57989

O Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na tarde desta segunda-feira, 17, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, palestra para os conselheiros tutelares, ministrada pelo juiz da comarca de São Cristóvão, Manoel Costa neto. O tema "A conduta dos agentes públicos diante da violência física,moral e sexual contra crianças e adolescentes", levou os participantes a refletirem sobre o papel dos conselheiros.

Na palestra, o juiz Manoel Costa Neto abordou três aspectos que considera essenciais para o bom desempenho dos conselheiros: conhecimento, iniciativa e ética, e destacou a importância da família na formação do homem. "Quem fabrica o pedófilo, o ladrão, o drogado é a família. Aquela que está desestruturada", destacou o palestrante, enfatizando que a família não pode transferir para a escola a sua responsabilidade.

"O lar constrói o homem, molda o caráter e o lado emocional. A escola forma o cidadão, trabalha a inteligência", explicou o magistrado, que tem se dedicado a ministrar palestras pelo interior do Estado para conselheiros tutelares, com o objetivo de capacitá-los para o exercício da atividade com dignidade. "Os conselheiros tutelares são minhas mãos e pés", reforçou o juiz ao classificar a importância do conselheiro tutelar na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Antes da palestra, a presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Maria de Fátima Goes, abriu o encontro falando da importância da palestra e destacando a iniciativa de buscar uma maior aproximação entre o Conselho de Direito e os Conselhos Tutelares. "Nosso objetivo é o de fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, para que a gente possa tornar cada vez mais eficiente o nosso trabalho", garantiu.

O encontro foi aberto com a apresentação dos adolescentes e ex-alunos do Colégio Estadual Djenal Queiroz, membros do Grupo Projetos dos Sonhos. Eles falaram sobre o valor da missão dos conselheiros tutelares e ao final declaram a música "Novo Tempo", de Milton Nascimento. Fecharam o debate expondo suas experiências três ex-conselheiros tutelares.

Participaram do evento, o secretário adjunto de Planejamento, Roberto Góes, a assessora da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, Josilda Alice Monteiro, a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, Josefa Neide dos Santos, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josefa Assunção Lisboa, e a ex-presidente do CMDCA, Ana Lúcia Santana.