Sejesp cria Comitê Intersetorial de Políticas da Juventude

Juventude e Esporte
19/02/2014 09h58
Início > Noticias > 58018

Tendo como objetivo unificar ações e fortalecer projetos desenvolvidos por entidades e setores municipais, foi instituída nesta terça-feira, dia 18, a criação de um Comitê Intersetorial de Políticas da Juventude. A iniciativa é da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) e foi consolidada na manhã desta terça-feira, dia 18, através de reunião conduzida pelo assistente de Políticas da Juventude da Sejesp, Valdélio Silva, e o Diretor de Esporte e Lazer, Felipe Cabral.

Farão parte do comitê a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Secretaria da indústria, Comércio e Turismo (Semict), Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), Secretaria Municipal da Educação (Semed) e Guarda Municipal de Aracaju (Gma). A reunião contou com participação do Coordenador Estadual da Juventude, Fredson Santana, que exemplificou a importãncia do grupo com resultados alcançados com o comitê estadual.

"Projetos como Estação da Juventude, já desenvolvidos em nosso estado, estão fortalecendo ações de 17 secretarias estaduais, incluindo os jovens de diversos cantos do estado. Acreditamos que a união faz a força e contribuir com as esferas municipais, levando oportunidades, tem sido o nosso lema. Aqui cada órgão tem trabalhos e projetos voltados às políticas e casar isto é a melhor forma de fortalecer ações e atender a população de Aracaju", disse Fredson.

O coordenador de planejamento da Sema, Carlos Eduardo Silva, demonstrou bastante envolvimento com o compromisso social. "Temos desenvolvido ações e iniciativas voltadas para jovens das comunidades aracajuanas. A ideia do comitê fortalece nossos projetos, pois iremos integrar ações de conscientização junto a trabalhos de outras secretarias", explicou.

A diretoria de Políticas da Juventude da Sejesp tem se emprenhando para colocar em prática iniciativas em conjunto com todos. Prova disto é a Casa da Juventude, que terá sua primeira sede nas proximidades do Museu do Mangue, situado na Coroa do meio. O assistente de Políticas da Juventude, Valdélio Silva, aproveitou a reunião e deu uma boa notícia.

"Nosso foco é tirar do papel as ideias e colocar na prática as políticas direcionadas para os jovens aracajuanos. E já temos uma boa perspectiva: a primeira Casa da juventude será inaugurada no dia 28 de março e esperamos disponibilizar cursos, oficinas e atividades para todos que residem naquela região. E isso é só o começo", comemorou Valdélio.

Casa da Juventude

A Casa de Juventude é um espaço criado para promover o desenvolvimento integral dos jovens. É uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido em parceria com as administrações municipais. O espaço serve para integrar e aproximar os jovens do local, além de oferecer cursos profissionalizantes e ações de desenvolvimento social e humano. A ideia é oferecer um lugar para aprendizado, lazer e entretenimento aos jovens, preenchendo o tempo em que eles ficam ociosos.