Oficinas de técnicas artesanais, caminhada, passeios, futebol, exibição de filmes e músicas são algumas das atividades desenvolvidas rotineiramente nos Centros de Atenção Psicossociais (Caps) de Aracaju. No Caps III Liberdade, situado no bairro Siqueira Campos, acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 9h30, a oficina de recreação. A assistente social Priscila Sobral é quem supervisiona a atividade voltada para desenvolver as potencialidades dos usuários seja trabalhando sua capacidade motora, sociabilizando ou mesmo para aspectos da capacidade intelectual.
“Trabalhamos com atividades em grupo como jogos de quebra cabeça, de memória, baralho e dominó. Ainda temos a pintura em desenho, uma das atividades preferidas dos usuários”, destaca Priscila Sobral.
Sobre o Caps
O Caps Liberdade tem cerca de 50 funcionários e faz, em média, 500 atendimentos mensais de pessoas a partir dos 18 anos. O Caps Liberdade funciona 24 horas, pois tem acolhimento noturno.
Além do Caps Liberdade, a Secretaria da Saúde de Aracaju mantém outros dois que funcionam 24 horas e têm acolhimento: Caps Jael Patrício de Lima, na Zona Norte; Caps Davi Capistrano, na Zona Sul. Há, ainda, o Caps AD III (álcool e drogas) Primavera, na Atalaia, que também tem acolhida noturna; o Caps AD Vida, para o público infanto-juvenil, no bairro Suíssa; e o Caps Artur Bispo do Rosário, no bairro Siqueira Campos.