Na manhã de hoje, o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, o adjunto Fábio Andrade, e o diretor de Turismo, Diego da Costa, estiveram presentes na reunião da ABIH no hotel Del Canto. Na oportunidade foi apresentada a nova diretoria da Associação e o plano de ações para 2014.
A nova presidente da ABIH / SE, Daniela Mesquita Santos, apresentou a nova diretoria que será empossada no próximo dia 10 de março, que tem como vice-presidente Fábio Santos Libório, 2º vice-presidente Emanuel Teles Oliveira, Diretor Administrativo Álvaro Luis Rollemberg Santana, Diretor Financeiro Luis Simões, Vice-diretor Financeiro Antônio Carlos. Na oportunidade foi apresentado também o Conselho Consultivo composto por Kátia Pimentel e Manoel Lisboa e o Conselho Fiscal composto por Gustavo Silveira Barreto, Alessandro de Oliva Dantas e Paulo Carvalho Viana.
O secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, se prontificou a se somar a tais ações no sentido de viabilizar e dar apoio logístico para, não só a ABIH, mas para toda e qualquer entidade que tenha como cunho fomentar e difundir o turismo em Aracaju. "Estamos prontos para juntos a estas entidades, promover de forma mais pujante, o turismo em nossa capital. Para tanto não mediremos esforços para viabilizar ações de todo o trade, desde a ABIH à ABRASEL, enfim a todas as entidades turísticas, sendo um elo entre elas, em busca de um turismo promissor", disse Walker Carvalho.
Rodrigo Galvão, gerente do Aruanã Eco Praia Hotel, apresentou o Plano de Ações da ABIH para 2014. Enfatizou a necessidade da participação em eventos nos quais Aracaju não aparece como destino indutor, a exemplo do Salão Paranaense de Turismo, de 13 a 15 de março; o Travel Week SP de 06 à 09 de maio; o Adventure Sport Fair - Ecoturismo de 22 a 25 de maio, além de Eventos com agentes de viagens como o Weekend CVC e o Dia do Agente de Viagens Visual.
Ainda na apresentação de Galvão, foi sugerida a participação de Aracaju em Road Shows na região Nordeste a exemplo de Campo Grande e Cuiabá e na região Sul e Sudeste: Londrina, Maringá, Assis e Marília, foram sugestões pontuadas na explanação.
Dentro do plano de Ações da ABIH ainda está incluído o sistema de mídia eletrônica, onde poderá ser feita uma campanha publicitária de estímulo à escolha de Aracaju como destino. E para tanto foi sugerida a massificação em Banners e Facebook nas cidades onde o Road Show passar e campanhas on-line onde poderia se negociar promoções em conjunto com as OTA'S e compartilhadas: Decolar, Booking, CVC, Expedia e Trend foram exemplos citados de sites onde poderia ser aplicados banners de Aracaju.
Outra ação sugerida pelo Plano de Ações da ABIH foi a criação da campanha "Aracaju, suas próximas férias!", com foco nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Maceió, onde se concentra um grande fluxo de turistas no Nordeste. Desta forma, estimular a vinda de turistas para nossa capital.
Não foram esquecidas ações complementares citando como exemplo a campanha realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju no aeroporto de Salvador, porém foi sugerida a extensão desta ação para Shopping da capital baiana assim como na cidade de Feira de Santana, também no estado da Bahia. Tudo isso incrementado com a plotagem de camisas dos carregadores de bagagem nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com campanha "Aracaju, suas próximas férias!".
Outra ação sugerida pela ABIH para fomentar o turismo em Aracaju foi o FAMTOUR atraindo no mínimo 144 agentes, dos seis principais pólos emissores, através das três maiores operadoras onde eles possam conhecer as potencialidades turísticas e induzindo Aracaju como destino para seus clientes.
No final da apresentação da ABIH, foi sugerido um convênio entre a Associação e os órgãos: SEBRAE, EMSETUR, FECOMÉRCIO E SEMICT com o objetivo de angariar fundos, para realização das ações. Este valor não seria especificamente em espécie, mas em apoio logístico e formas de viabilizar tais ações a serem realizadas.