Avenidas recebem atividades de fiscalização e educação ambiental

Meio Ambiente
20/02/2014 09h20
Início > Noticias > 58042

O departamento de Controle Ambiental e a coordenadoria de Projetos em Educação Ambiental da Sema estão desenvolvendo ações conjuntas de fiscalização e educação ambiental com moradores para sensibilizar quanto a importância do descarte correto de resíduos sólidos nas vias públicas. As atividades iniciaram no dia 11 de fevereiro nas avenidas Anísio Azevedo e Pedro Paes de Azevedo.

Esteve à frente das atividades o diretor de Controle Ambiental da Sema, José Rosa Felipe Filho e a coordenadora de Educação Ambiental da secretaria, Alana Vasconcelos. Para os gestores as ações devem ser continuas para alcançar bons resultados.

"O processo educativo ocorre aos poucos. A ação que a equipe de educação ambiental e de controle desenvolveu porta a porta, sensibilizando a comunidade com relação ao descarte corretos resíduos sólidos, foi um dos primeiros passos tomados pela Sema para contribuir com o fortalecimento de uma cultura onde homem e meio ambiente passam a ser um peça única existente em uma casa chamada TERRA", relatou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Alana Vasconcelos.

De acordo com o diretor de Controle Ambiental José Rosa um dos grandes problemas ambientais de Aracaju é o descarte irregular de resíduos sólidos. "Hoje Aracaju recolhe toneladas de resíduos sólidos em locais inadequados. O serviço é realizado diariamente pela Emsurb que custos expressivos com o recolhimento. Acreditamos que através das campanhas de educação e sensibilização com os moradores e donos de comércios pelo trabalho integrado do Departamento de Controle Ambiental e Equipe de Educação Ambiental da Sema reduziremos custos para o município" disse.

Para Eduardo Buarque Júnior, membro da equipe de Educação Ambiental da Sema, a abordagem de porta a porta  informando sobre a deposição correta do resíduo e entrega de advertência educativa surtiu resultados.

"As atividades desenvolvidas pela equipe de Educação Ambiental e fiscalização da Sema foi aceita pelos moradores e comerciantes das avenidas Anísio Azevedo e Pedro Paes de Azevedo. As abordagens tiveram um impacto positivo, uma vez que também foi possível informar que a Sema foi criada ano passado e está responsável pela gestão ambiental do município", informou.