Exposição conta a história dos carnavais de rua em Aracaju

Funcaju
20/02/2014 16h38
Início > Notícias > Exposição conta a história dos carnavais de rua em Aracaju

Fantasiados com máscaras, confetes e muitas serpentinas. Assim as ruas de Aracaju eram tomadas todo ano no período do Carnaval. E para que toda essa história não caia no esquecimento, o Arquivo Publico Municipal de Aracaju unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), abre no dia 24 de fevereiro a Exposição "Carnaval em Ara", com a presença dos alunos  da Escola Municipal Freitas Brandão.

Com apogeu nas décadas de 70/80, o Carnaval sergipano existiu em diversas expressões, desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, bailes nos clubes da cidade, como o Cotinguiba, Iate clube, Associação Atlética e o Vasco da Gama, além dos conhecidos concursos de músicas e o carnaval de rua.

Relembrar esta data é reviver com alegria nossa história. "É prazeroso poder passar para nossas crianças um pouco da nossa história, da nossa cultura, que estamos resgatando aos poucos", relatou Anderson Curvelo, diretor do Arquivo.  

Os desfiles de foliões em carretas e nos famosos calhambeques, carros usados, geralmente sem capotas, fantasiados de desenhos com frases cômicas e propagandas comercias, tudo para que a folia tivesse um pouco mais de originalidade. A festa acontecia na "Praça do Povo", em frente ao Palácio Olímpio Campos, passando logo mais, para a travessa José Faro, também no Centro da cidade, onde todos os anos havia a grande concentração de alegria.

As instituições interessadas em conhecer um pouco mais da história dos carnavais de rua de Aracaju podem agendar horário para visitação, pelo telefone (79) 3179-1381. Além de diversas fotos, os visitantes terão acesso aos jornais da época. O Arquivo Público Municipal de Aracaju fica localizado na avenida Hermes Fontes, 399, bairro São José e funciona das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.