A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) concedeu auxílio moradia, no valor de R$ 300, para 207 famílias da ocupação Recanto dos Manguezais, localizada nas imediações do conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia. "Realizamos um ato de justiça social porque aquelas famílias viviam em condições subhumanas e em situação de grande risco e vulnerabilidade", explicou a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita.
Os riscos e vulnerabilidades sociais a que a secretária se refere estão diretamente ligados às condições de extrema pobreza em que viviam. Sem acesso a banheiros adequados, vivendo em barracos de madeira e em um ambiente sem infraestrutura, especialmente sem esgotamento sanitário, os moradores do Recanto dos Manguezais estavam expostos a todo tipo de doenças, além da exposição à violência pela fragilidade das habitações.
"Retirar aquelas famílias da ocupação foi um compromisso assumido pela senadora Maria do Carmo, que pautou sua vida na defesa dos mais humildes. Foi também uma promessa do prefeito João Alves Filho, que agora acaba com uma antiga ocupação e promove justiça social e bem-estar, ao resgatar as famílias da situação de miserabilidade em que viviam para uma moradia digna", destacou Selma Mesquita.
O anúncio da concessão do auxílio moradia foi feito às famílias no início da semana pela secretária Selma Mesquita, que estava acompanha da senadora Maria do Carmo Alves e do vereador Max Prejuízo. As famílias beneficiadas passaram a semana procurando imóveis para alugar, procedimento inicial do processo do auxílio moradia. O passo seguinte foi o de requerer formalmente o benefício na Diretoria de Habitação da Semfas.
A secretária Selma Mesquita informou que os imóveis alugados serão visitados pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) correspondente. "O auxílio moradia é um benefício concedido para famílias que estão em situação de risco e vulnerabilidade social, por isso a necessidade de promover o acompanhamento dessas famílias pelas equipes de referência dos nossos equipamentos", enfatizou Selma Mesquita.
Recadastramento
A concessão do auxílio moradia é fruto do recadastramento feito pela Semfas no primeiro semestre do ano passado, das famílias que habitavam regularmente a ocupação Recanto dos Manguezais. A equipe da Diretoria de Habitação visitou todos os barracos e levantou a situação sócio-econômica de cada uma das famílias.
Selma Mesquita enfatizou que a auxílio moradia é um benefício provisório. "As famílias do Recanto dos Manguezais também foram cadastradas para futuros empreendimentos habitacionais que serão construídos pelo prefeito João Alves. Não queremos que elas fiquem cinco, dez e até doze anos recebendo o auxílio moradia, como existiam casos aqui", disse.