Aracajuanos aproveitam ações do Projeto Saúde na Praia

Saúde
21/02/2014 13h31
Início > Noticias > 58095

Começaram na manhã desta sexta-feira, 21, as ações do Projeto Saúde na Praia na Orla de Atalaia. A iniciativa da Secretaria da Saúde de Aracaju conta com as participações da Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Comunicação, Corpo de Bombeiros e SMTT, todos reunidos para alertar sobre cuidados com a saúde sob vários aspectos: alimentares, físicos, ambientais e psicológicos.

Segundo a autora do Projeto e diretora da Vigilância em Saúde da Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, a iniciativa é reunir mesmo diversas vertentes da saúde em prol do bem-estar social. “Além de pensarmos o Projeto, a Saúde de Aracaju trouxe também a Vigilância Sanitária Municipal e também a Academia da Cidade para completar as ações. Estamos também aqui na praia com diversos parceiros e juntos vamos promover ações para que crianças, adolescentes e adultos aprendam enquanto se divertem. Estamos com várias atividades e até domingo teremos uma vasta programação nas areias da praia. Quero parabenizar os parceiros e frisar que sem a contribuição de todos seria inviável esta iniciativa, com tanta abrangência e impacto positivo”, disse Maynard.

“Estamos oferecendo noções de higienização, cuidados e proteção de pele através de aplicação de filtro solar. Cada parceiro trouxe um aspecto do cuidado com a saúde que devemos prestar atenção. A Vigilância Municipal vai entrar nesta ação abordando cuidados com a preservação e também com alertas direcionados tanto para os comerciantes quanto para o consumidor. Nossa intenção do Saúde na Praia é conscientizar”, enfatizou o coordenador da Vigilância Sanitária de Aracaju, Avio Britto, que revelou ainda uma blitz de conscientização que será promovida na manhã deste sábado, 22, direcionada aos donos de bares e pontos de vendas de lanches na praia.

O coordenador de Esportes e Inclusão da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Bossa Nova, explicou que algumas atividades de integração foram pensadas para que as crianças interajam enquanto aprendem. “São 500 crianças do Projeto Segundo Tempo participando de atividades como Tchoukball, Caranguejobol, Voleibol Gigante, Cabo de Guerra, Atletismo, Queimado, Oficina de Handball entre outras. O nosso objetivo é que nossos jovens façam disso um cotidiano em suas vidas e que essas brincadeiras e a atividades físicas possam refletir em seus futuros enquanto cidadãos de bem”, enfatizou.

A coordenação de Educação para o Trânsito da SMTT, Mônica Liberato disse que a intenção é promover informação através do lúdico. “Temos que formar os futuros motoristas a partir deste momento ensinando noções de trânsito e fazendo participar de atividades que tragam informações básicas sobre direção. Através do lúdico conseguimos passar o que realmente importa”, esclareceu Mônica.

Para a pequena Kathilly Victoria Santos Silva de oito anos, a manhã na praia teve o gosto de férias. “Gostei muito de brincar na praia onde também fiz muitos amigos. Participei de disputas de cabo de guerra e desenhei com meus colegas. Aprendi também sobre trânsito e como me proteger do sol nos dias quentes, foi muita diversão”, contou.