Em clima de festa, Projeto Verão chega ao fim

Juventude e Esporte
24/02/2014 08h15
Início > Noticias > 58121

Um domingo cheio de esporte e movimentação. Foi assim o terceiro e último dia de Projeto Verão, que aconteceu hoje, 23, na Orla de Atalaia.  Com record de público, o evento chegou ao fim com a realização das semifinais, finais e premiações das competições esportivas realizadas. Cerca de 470 medalhas e 84 troféus foram distribuídas em mais de 15 categorias entre atletas do voleibol, handebol, futevôlei, futebol de areia, luta de praia, ciclismo e surf.

As competições, que aconteceram de forma simultânea durante toda a manhã e parte da tarde, levaram dezenas de esportistas e curiosos a um dos maiores cartões-postais de nossa cidade. "Hoje conseguimos o maior público em três dias de evento. As arenas estão cheias, os atletas compareceram em peso, além de todo o público que veio apenas assistir e aproveitar o dia. Esse sempre foi o grande objetivo do Projeto Verão, integrar a comunidade em seu próprio espaço. Esse ano, a Prefeitura Municipal, a Sejesp e as federações esportivas envolvidas tornaram tudo possível", diz Luiz Carlos Bossa Nova, Coordenador de Esportes de Inclusão da Sejesp.

Num dia de céu azul e temperatura alta, o clima só podia ser mesmo de alegria e disposição. Enquanto os jogos se sucediam, uma animada plateia acompanhava atenta os lances de cada modalidade. A pensionista Sara Dantas, por exemplo, diz ter acordado cedo para prestigiar os amigos esportistas participarem do evento. "Está tudo ótimo! É muito bom quando ocupam a nossa cidade para o desenvolvimento essas atividades. Torço para que continue acontecendo, essas ações atraem os nossos jovens a uma vida saudável e distante das drogas", analisa.

A dona de casa Ana Cristina colabora. "Meu filho joga handebol e eu vim acompanhando-o. Além de poder estar junto dele nesse momento, sabendo o que ele de fato está fazendo, é muito bom por que nós podemos nos familiarizar, conhecer novas pessoas e trocar experiências. O ambiente é de alegria e a assistência prestada pela prefeitura têm sido excelente. É um projeto que não pode parar", fala.

Os atletas, grandes protagonistas do dia, foram os que mais aproveitaram a extensa maratona esportiva programada. "Com o Projeto Verão nós pudemos sair das quadras e dos tatames para fazer algo diferente. Aqui, além de praticar o meu esporte de outra maneira, também ainda pude observar e conhecer modalidades que nunca tinha visto antes, como a luta de praia. Sair da rotina é fundamental", conta a estudante Ivyna Gomes, esportista do handebol.

Ademir Silva, campeão na categoria 75 kg da novidade esportiva deste Projeto Verão - a já citada luta de praia - acrescenta. "Esta edição do projeto foi muito bacana. Qualquer pessoa pôde vir assistir, aprender e praticar qualquer modalidade. É uma vitrine muito boa por que apresenta o esporte a um novo público. No caso da luta de praia foi ainda mais importante por que nos ajuda a conquistar espaço", argumenta.

Para Carlos Eloy, Secretário da Juventude e Esporte, o balanço do evento é positivo. "Transformamos um espaço público tão bonito como a Orla de Atalaia em um ambiente esportivo democrático e atuante. O Projeto Verão já faz parte do calendário de nossa cidade e o nosso intuito é aperfeiçoá-lo cada vez mais daqui em diante. O Prefeito João Alves e a  Sejesp seguem nessa direção, agradecendo sempre o grande esforço de todos os colaboradores e parceiros envolvidos", conclui.