João Alves apoia tradição dos blocos de rua

Agência Aracaju de Notícias
23/02/2014 10h36
Início > Notícias > João Alves apoia tradição dos blocos de rua

Aracaju já se pinta com multicores para receber o carnaval. A capital sergipana entrou no ritmo da folia já neste fim de semana e o prefeito João Alves Filho acompanhou as manifestações populares para reafirmar o seu apoio aos blocos de rua.

Tradicionais festas carnavalescas da capital começaram a animar os foliões na última sexta-feira em alguns bairros de Aracaju. Na manhã do sábado, 22, foi a vez do Rasgadinho dar o ar da graça com uma feijoada que anunciou os primeiros agitos de um dos blocos mais tradicionais da capital sergipana.

O prefeito João Alves e o vice, José Carlos Machado, marcaram presença no evento que reuniu várias autoridades que também apoiam a folia do carnaval de rua. "Essa festa do Rasgadinho é tradição no carnaval de Aracaju e é um esforço especial que a cada ano se supera de maneira positiva. Eu sou frequentador assíduo desse bloco. Existem muitos carnavais, mas o Rasgadinho é o que arrasta mais multidões. É como vinho, quanto mais o tempo passa, fica melhor", ressaltou o prefeito.

Para o vice-prefeito é um esforço admirável toda a organização do bloco. "É difícil você imaginar o carnaval de Aracaju sem o Rasgadinho. É um evento que se incorpora naturalmente a Aracaju. É um bloco de família em que você tem a oportunidade de confraternizar com pessoas de todos os tipos e que querem apenas se divertir", considerou José Carlos Machado.

O organizador da festa, o vereador Robson Viana (PMDB), o Rasgadinho foi um resgate fundamental para a alegria e para o carnaval de Aracaju. "O bloco foi fundado em 1962 e fizemos o seu resgate em 2004. O povo de Aracaju o queria de volta e neste ano traremos ainda mais diversidade de música e tenho certeza que o folião vai aprovar. Teremos ritmos para todo mundo", destacou Robson.

Saudoso Tuca

A tarde do último sábado também foi marcada pela terceira edição do bloco Saudoso Tuca, evento carnavalesco que surgiu em homenagem ao pai do vereador Anderson de Tuca (PRTB). Prefeito e vice fizeram questão de prestigiar a festa de rua que animou o bairro Siqueira Campos.

"Esses blocos de rua representam aquilo que nós perdemos. Era um carnaval muito animado, estilo família, onde ninguém brigava e existia muita autenticidade. O Saudoso Tuca está mantendo essa tradição, porque você vê que encontramos famílias que participam espontaneamente", frisou João Alves enquanto caminhava no meio do povo relembrando os antigos carnavais.

Galo do Augusto Franco

Um dos maiores conjuntos habitacionais de Aracaju também carrega um dos maiores blocos de rua da capital. O Galo do Augusto Franco, criado pelo vereador Max Prejuízo (PSB), através da Casa Cultural Careca e Camaradas, comemorou cinco anos de tradição carnavalesca no último final de semana.

Nos últimos dias 21 e 22, o conjunto foi tomado pela animação de músicas do ontem e do hoje e no sábado contou com a presença de João Alves e José Carlos Machado.

"Eu vejo muita alegria nessas festas. Ao longo dos anos distorceram muito o conceito de carnaval e eventos como esse têm uma importante missão de resgatar as antigas tradições. O Galo do Augusto é um dos que mais reúne as pessoas e o nosso desejo é que essa tradição se perpetue", disse o prefeito.

O vereador Max Prejuízo se sentiu satisfeito ao ver o sucesso de mais um evento. "Isso é carnaval de rua. Contamos com festa durante o dia e a noite. Conciliamos vários ritmos e zelamos pela tradição do carnaval", completou.