As primeiras atividades do Projeto Verão 2014 foram realizadas para 500 crianças e adolescentes que integram o Programa Segundo Tempo, iniciativa do Governo Federal executada em Aracaju pela Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp). Estudantes das escolas municipais Tetis Nunes, Santa Rita de Cássia, Denison Ribeiro e dos Centros de Referência a Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim e Porto D'Anta participaram durante todo o dia das ações desenvolvidas pela secretaria.
O dia começou com aquecimento promovido pela Academia da Cidade, cuidados com a pressão arterial e dicas de alimentação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Atividades de conscientização ambiental e teatro também foram promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Grupo Condutores da Educação e Segurança (CONES/SMTT).
Pé na areia, disposição e sorrisos para todos os lados foi o que se viu durante todo o dia. Futebol, handebol, queimado, caranquejobol e vôlei de praia movimentaram as crianças e adolescentes, como Vitória Ferreira, 13 anos, aluna da escola Tetis Nunes. "Pela primeira vez venho à praia e estou bastante feliz em ver a beleza, que antes só via na televisão. Eu nem imaginava que ia ter tanta coisa divertida", disse a estudante.
A alegria das crianças em participar do evento foi compartilhada pelos coordenadores de núcleos que participaram do evento. "As crianças estavam ansiosas para participar do Projeto Verão. Quando chegaram foram imediatamente para as atividades com muito gosto, e isso nos enche de satisfação. Atividades complementares como essas reforçam o compromisso que a Sejesp tem na vida das comunidades, contribuindo com o desenvolvimento destes estudantes", ressaltou Gisele Pádua.
A coordenadora pedagógica do Programa, Cássia Fernanda Cardoso, reforçou a necessidade de aproximar os alunos das atividades complementares. Os garotos já fizeram visitas a museus, exposições, emissora de televisão e recreações numa escola de natação. "Quando convidamos os interessados em participar do Projeto Verão ficamos surpresos em ver a aceitação das crianças e disponibilidade dos núcleos que estão participando. Temos a certeza que o diálogo entre a coordenação e os núcleos tem rendido o aprimoramento dessas crianças unindo esporte educacional e vivências", afirmou.
Para motivar a garotada e atrair novos adeptos ao vôlei de praia, Tainá Biggi, bolsista do Programa Bolsa Atleta, esteve conversando com a garotada e deixou um convite para os amantes da modalidade. "A Sejesp vem contribuindo com minha formação e promovendo eventos esportivos. Pensando em divulgar o vôlei de praia e convidar todos para assistirem a minha participação no projeto, resolvi comparecer hoje e entrarei em quadra amanhã", ressaltou a atleta.