CCZ realiza ações de combate e prevenção ao calazar no bairro Olaria

Saúde
25/02/2014 14h44
Início > Noticias > 58149

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju estão atentos no combate e prevenção de casos de Calazar (Leishmaniose Visceral). De 25 a 28 de fevereiro, as equipes do CCZ desenvolverão ações no bairro Olaria. Os agentes visitarão casas e deverão coletar sangue canino para exames laboratoriais, fazendo mapeamento das áreas propícias ao surgimento do mosquito transmissor da doença (o flebotomíneo), além de promoverem atividades de educação em saúde e a aplicação de inseticida contra o mosquito.

O supervisor do Programas de Controle de Controle da Leishmaniose, Wilson de Oliveira dos Santos explica que o trabalho foi iniciado após a ocorrência de um caso humano. "A ação concentra-se em pontos estratégicos como ambientes com situações favoráveis a presença do mosquito, a exemplo dos locais com higienização precária e acúmulo de entulho, vegetação e materiais orgânicos em decomposição nas proximidades de casas, ou mesmo nos próprios quintais", esclarece.

No bairro, os moradores estão colaborando com as equipes e passando informações, abrindo as casas para inspeções e deixando fazer a coleta de sangue nos animais domésticos. "Esta ação é muito importante e nos deixa tranquilos tanto pelo combate ao mosquito quanto pelas informações que estamos recebendo", disse Jocilene da Silva Cardoso, criadora de três cachorros.