Academias de ginástica interditadas voltam a funcionar em Aracaju

Saúde
25/02/2014 15h04

Três das seis academias de ginástica interditadas nos últimos dias pela Vigilância Sanitária de Aracaju voltaram a funcionar após as adequações necessárias para cumprir as normas de legislação sanitária. Os primeiros documentos de desinterdição foram entregues na manhã de hoje, 25, por fiscais sanitários do município após uma inspeção minuciosa nos locais.

Segundo explicou o coordenador da Vigilância Sanitária de Aracaju, Ávio Britto, os agentes estão fiscalizando as academias observando pontos específicos como: higienização e estado físico dos equipamentos, aplicação do álcool a 70° (para limpeza dos aparelhos de ginástica após o uso), situação dos banheiros que devem ter água corrente (predominando limpeza constante), condições físicas dos prédios. Outro detalhe também que vem sendo observado diz respeito à permanência de professor formado em Educação Física e inscrito no Conselho Federal de Educação Física (CREF) dentro das academias.

Para cumprir o que manda a legislação, uma academia situada no bairro Suissa foi a primeira a se adequar e apresentou o cumprimento do que estava faltando. "Ao passarmos lá para verificar outra vez o local encontramos kit de primeiros socorros, extintores de incêndio, aparelhos de ginástica devidamente pintados e com estofados novos, instalação de piso adequado, além de banheiros devidamente higienizados, com sabão líquido e toalha descartável. Assim, o local recebeu a autorização para voltar a funcionar. As adequações nos estabelecimentos são provas de como é importante o trabalho da Vigilância, que presta um serviço que refletirá em e garantias para o bem-estar da comunidade.", concluiu Ávio.