Biblioteca Ivone Vieira de Menezes pretende ampliar atividades em 2014

Cultura
25/02/2014 16h31

Levando o nome de uma das mulheres sergipanas que mais lutou e dedicou sua vida a causa da liberdade e justiça social, a Biblioteca Ivone Vieira de Menezes busca encurtar barreiras entre público e o mundo dos livros. Durante o ano de 2013, a unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) promoveu diversos eventos, todos gratuitos e abertos ao público em geral. 

Entre as atividades foram realizadas exposições, contação de história, oficinas, palestras e discussões, tudo voltado para a valorização da cultura e desenvolvimento pessoal e educacional de cada um.

Henrique Souza, diretor do espaço, reforça que a biblioteca está de portas abertas para todos. "Jovens, adultos e crianças nos procuram buscando o saber, e aqui eles encontram. Tivemos um ano cheio de mudanças e ajustes, mas que não nos tiraram a vontade de seguir atendendo a população da melhor forma possível", declarou.

Dotada de salas amplas para leitura, espaço cultural e auditório, a Biblioteca Ivone Vieira de Menezes, oferece estruturas adaptadas para portadores de necessidades especiais, facilitando, assim, o acesso e abrindo as portas para todos poderem aproveitar e participar de seus eventos cotidianos.   

Para a vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Agláe Fontes, que coordena as ações realizadas nas unidades, a Ivone Vieira de Menezes fica localizada num bairro muito populoso, é uma biblioteca com um espaço no entorno muito grande e que padece com o sol. "Os auditórios foram feitos todos voltados para o sol e apesar das dificuldades, foi realizado um bom trabalho lá no ano passado, mas pode ser muito melhor", destaca.

De acordo com Agláe Fontes, na unidade são promovidas atividades voltadas não só para a leitura, mas também para a comunidade. "Eu digo que a biblioteca está melhorando. Ano passado realizou algumas atividades, como palestras e destacando datas importantes, como o Dia do Livro. Foi um ano de ajustes a uma nova forma de dirigir espaço cultural".

A biblioteca fica localizada na Praça Major Edeltrudes Teles, s/n - final de linha do conjunto Augusto Franco. As escolas e instituições poderão agendar visitas pelo telefone (79) 3179 - 6410/6411.