A Coordenadoria - Geral de Defesa Civil do Município de Aracaju - CGDEC, está ultimando todos os detalhes para a realização da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que acontece amanhã, dia 26 de fevereiro, no Auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, com o tema: Proteção e Defesa Civil- Novos Paradigmas para o Sistema Nacional. O evento será uma ferramenta de grande importância para "pensar" as temáticas atinentes à defesa civil, mobilizando todos os órgãos vinculados à questão, bem como a comunidade científica e a sociedade civil organizada, oportunizando a ampla discussão dos termas abordados, a fim de buscar os avanço necessários à construção de políticas públicas para a defesa civil cada vez mais eficazes. Quatro eixos temáticos serão trabalhados e discutidos pelos presentes.
1- Gestão integrada de riscos e respostas a desastres;
2- Integração de políticas públicas, relacionadas à proteção e defesa civil;
3-Gestão do Conhecimento em proteção e defesa civil;
4- Mobilização e promoção de uma resposta de proteção e defesa civil, na busca de Cidades Resilientes.
A 2ª Conferência Municipal é sobremaneira importante para o município de Aracaju pois será o centro de discussões que gerará as diretrizes a serem encaminhadas à Defesa Civil Estadual, até chegar a esfera da União, instrumentalizando o Ente Público, a fim de que se possa gerir as ações públicas de Proteção e Defesa Civil com maior capacidade de articulação e resultados. Dentre os presentes, estarão, o CREA, CAU, EMURB, SEMDEC, Secretaria de Saúde, Assistência Social, comunidade científica, autoridades constituídas, entre outros. A Conferência, conta com todo suporte técnico e operacional da SEMDEC, através de sua equipe multidisciplinar, bem como da Prefeitura Municipal de Aracaju. Na programação, constam importantes palestras, sob diversas óticas e com abordagens de amplo espectro, a fim de embasar as discussões. Dentre os palestrantes estão:
Às 10 horas - O secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, tratará das questões atinentes à preservação do meio ambiente e a prevenção de desastres;
Às 10:30h- Daniel França- Agente de Defesa Civil do Município e graduando em Geologia-UFS, abordará os riscos geológicos no município de Aracaju;
Às 11 horas- O Professor Doutor- Fernando Antônio Melo- UFS com a abordagem- Cenário dos Municípios brasileiros, em relação ao crescimento urbano desordenado, enfatizando as moradias em locais de risco.
É o Município de Aracaju, trabalhando e capacitando a Defesa Civil Municipal e levando subsídios à Conferência Estadual que se dará em breve até chegar à Defesa Civil Nacional.