Nesta quarta-feira, 25, o secretário adjunto da Saúde de Aracaju, o médico Lúcio Prado, recebeu sete médicos que vão atuar nas Unidades de Saúde da Família de Aracaju através do Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab). Com a chegada dos profissionais as Unidades dos bairros Santa Maria, Japãozinho, Jardim Centenário e bairro Santos Dumont vão receber um reforço no atendimento a população.
“Desejamos sucesso e que todos os profissionais sejam também colaboradores da gestão na comunidade onde atuarem. O Provab é reconhecido nacionalmente por ser benéfico tanto para o médico, que tem a oportunidade de atuar, visando à residência, como para a população atendida no SUS. As Secretarias da Saúde, com esses profissionais, têm a garantia de receber um reforço com qualidade nas equipes”, disse Lúcio Prado, frisando que o Programa é apoiado pelas próprias entidades médicas.
Para a médica Gabriela Melo que foi beneficiada pelo Provab e agora irá atuar na Unidade Celso Daniel, no bairro Santa Maria a expectativa é positiva. “No período de universidade tive a oportunidade de estagiar e conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Unidade de Saúde. Saber que agora vou atuar profissionalmente com aquela equipe e em benefício dos moradores do Santa Maria é gratificante”, afirmou.
A coordenadora Clínica da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Acácia Seixas, também recebeu os profissionais e passou as primeiras orientações quanto aos atendimentos, à bolsa de estudos mensal, custeada integralmente pelo Governo Federal e os locais de lotação dos médicos.
Provab
O Provab prevê especialização no Programa Saúde da Família. O Programa tem como objetivo estimular e valorizar o profissional da saúde - médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, que atuam em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, nos municípios considerados áreas de difícil acesso ou de populações de maior vulnerabilidade.